Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-reitores da Unespar participam de encontro para debater Plano Nacional da Pós-graduação

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 21/09/2023 14h34 última modificação: 21/09/2023 14h45

Na última terça-feira (19), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Carlos Alexandre Molena Fernandes, e a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), se reuniram na Fundação Araucária, para discutir as áreas prioritárias de investimento para o novo Plano Nacional da Pós-Graduação (PNPG), junto de representantes dos governos federal e estadual, das demais universidades, sociedade civil organizada e do setor produtivo.

O evento, que foi conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação Araucária, levantou os principais temas relacionados à formação de mestres, doutores e pesquisadores em pós-doutorado, levando em consideração a combinação das vocações locais com as necessidades estratégicas estaduais de desenvolvimento para os próximos 10 anos.

Segundo o pró-reitor da PRPPG, o evento “foi muito importante para subsidiar a elaboração do PNPG. Foi um momento de troca de experiências e debates”. Molena destacou em sua fala que esta foi a primeira vez que há a participação em nível estadual e de demais representantes de diversos setores da sociedade, para a construção do documento.

Para a pró-reitora da Proec, “a participação na Oficina marca, de forma positiva, uma nova perspectiva para a pós-graduação. É possível perceber que há uma análise avaliativa do que está acontecendo nos programas nacionais e a necessidade de ouvir as representações diretamente envolvidas para traçar o planejamento para os próximos anos. Além disso, como representante da Unespar, como coordenadora do Fórum de Pró-reitores de Extensão do estado do Paraná (FORPROEX-PR), ficou clara a perspectiva de que a extensão tem espaço e possibilidade de contribuir neste processo”.

Em outubro deste ano toda a documentação levantada pela comissão do PNPG da Capes estará disponível para consulta pública, para que toda a sociedade tenha acesso e também participe com suas sugestões.

Sobre o PNPG

O PNPG é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou-se com a Comissão Especial que vem se dedicando a fazer um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.

Em uma segunda etapa, a Capes analisa os subsídios dessa Comissão para construir o plano com seus componentes estratégicos (diretrizes, objetivos, metas, estratégias e indicadores de monitoramento) ao mesmo tempo em que dialoga com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.

Com informações de Fundação Araucária