Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proec discute curricularização da extensão com docentes no campus de Apucarana

Geral

Proec discute curricularização da extensão com docentes no campus de Apucarana

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 22/03/2024 15h00 última modificação: 22/03/2024 15h00

A Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), se reuniu, no último dia 19, e no âmbito da Semana Pedagógica, com professores, coordenadores e diretores de centros de área do campus de Apucarana para conversar sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação.

Contando com a participação do diretor do campus, Daniel Gomes, foram abordados no encontro questões como os artigos da Resolução CNE/CES 07/2018, que institui as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira como forma de subsidiar o diálogo sobre uma autoavaliação da implantação das Ações Curriculares de Extensão e Cultura (Acec) na Unespar.

Na ocasião, Darc afirmou que “cada campus tem seus próprios desafios e, por essa razão, é importante ter um espaço de diálogo, de reflexão sobre nossas ações, a fim de buscar a melhor forma de desenvolver nossas atividades. As ações de extensão como parte da carga horária dos cursos ainda é uma novidade, por isso precisamos de tempo, de diálogo para que essas ações possam se efetivar com êxito”.

Entre os temas abordados, foram destacadas ainda a necessidade de uma melhor avaliação das propostas encaminhadas a fim de que sejam aprovadas, sendo, de fato, de extensão; o alcance das ações realizadas, como fator de impacto na sociedade; além de questões como o seguro dos extensionistas, transporte e necessidades específicas dos projetos. Alguns professores manifestaram preocupação em relação à realização das ações de extensão, considerando a atual distribuição de aulas e a participação dos professores na modalidade de Contrato em Regime Especial (CRES).