Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proec e campus de Paranavaí dialogam sobre curricularização da extensão

Proec e campus de Paranavaí dialogam sobre curricularização da extensão

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 08/04/2024 10h59 última modificação: 08/04/2024 10h59

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Rosemeiri Darc Cardoso, visitou, no último dia 2, o campus de Paranavaí para conversar com docentes e coordenadores sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação.

Tendo por anfitrião o vice-diretor do campus, Elias de Souza Júnior, a reunião decorrente da visita foi pautada pela necessidade de se realizar uma autoavaliação crítica da implementação da extensão nos cursos de graduação, tendo em vista as dificuldades encontradas ao longo do processo.

A exemplo do que já ocorrera em outros campi, o encontro foi movido pelo diálogo e esclarecimentos de dúvidas relativas à realização das atividades extensivas, considerando que o maior número de cursos se encontra no período noturno e os estudantes são trabalhadores, residindo, em grande parte, em municípios próximos.

Para Darc, “o momento de autoavaliação das práticas educacionais é fundamental para que possamos nos ajustar não só ao que está previsto na legislação e nos cursos, mas também em relação às demandas da comunidade que estão no entorno da universidade”.

Este não é o primeiro encontro em que se discute a extensão. No final do ano passado, a pró-reitora já havia deliberado a respeito com professores e, na ocasião, os coordenadores dos projetos haviam respondido a um formulário da Divisão de Extensão e Cultura com o propósito de elaborar um levantamento acerca da implementação de ações extensivas.

Com o término do ano letivo de 2023 em fevereiro de deste ano, as iniciativas previstas para a extensão também foram concluídas, já podendo ser avaliadas com o propósito de aperfeiçoar as práticas em termos de organização dos cursos de graduação, bem como em relação à elaboração e realização das propostas pelos estudantes.