Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proec participa do 4° Encontro de Extensão da Abruem

Proec participa do 4° Encontro de Extensão da Abruem

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 18/04/2024 13h56 última modificação: 18/04/2024 13h56

A pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Rosimeiri Darc Cardoso, representou a instituição no 4° Encontro de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado entre 11 e 13 de abril, na Universidade de Taubaté (Unitau), em São Paulo.

Com o tema "Capilaridade da extensão universitária: o papel das universidades estaduais e municipais", o evento mobilizou mais de 40 gestores de instituições de nível superior públicas de todo o País. Entre eles, Odilon Morais, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e presidente da Abruem; a reitora do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) e presidente da Câmara de Extensão da Abruem, Juliene Rezende Cunha; as reitoras da Unitau, Nara Fortes, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Celia Diniz, e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi; além do pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifimes e secretário da Câmara de Extensão da Abruem, Evandro Salvador.

Darc participou da mesa 2, intitulada “A extensão na pós-graduação”, e proferiu sua apresentação a partir do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, indicando, em seu discurso, aspectos para reflexão sobre ações que envolvem agências de fomento e propostas apresentadas pela Capes para o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) – 2024-2028, que marcam a necessidade de interlocução da pós-graduação com a extensão.

Sobre o evento, a pró-reitora afirmou que “os encontros da Câmara de Extensão da Abruem são pensados a partir das reuniões realizadas ao longo do ano, razão pela qual há grande adesão por parte de seus integrantes. A extensão tem obtido visibilidade e os desafios partem desde o pleno entendimento do que é realizá-la até a necessidade de financiamento”.

Darc ainda destacou as dificuldades relativas às diferenças gerenciais das instituições de nível superior do país no tocante à extensão: “as universidades estaduais e municipais apresentam condições de gestão distintas das instituições federais, o que acaba gerando um distanciamento da realidade entre elas. Contudo, a riqueza das trocas de experiências dos membros da Câmara nos impulsiona a buscar melhorias na realização das ações de extensão em nossas universidades”, explicou.

Além do tema do evento, discutido na primeira mesa, e daquele palestrado pela pró-reitora da Unespar na segunda, ainda foram abordadas “as diretrizes da extensão para a educação superior brasileira e o seu panorama atual” na terceira, e “o papel da extensão universitária na agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento sustentável” na quarta.

O Encontro também foi ocasião do lançamento da edição especial da Revista de Extensão da Unitau e da publicação de 13 artigos de membros da Câmara de Extensão da Abruem. A leitura da “Carta de Taubaté”, que destacou os principais pontos discutidos no evento, fechou os trabalhos do Encontro.