Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROEC prorroga inscrições de edital de bolsas de incentivo à produção artístico-cultural

Geral, Extensão

por publicado: 05/04/2024 14h54 última modificação: 05/04/2024 14h54

A Diretoria de Cultura/PROEC informa a prorrogação das inscrições até o dia 14 de abril para o Edital de Bolsas de Incentivo à Produção Artístico-Cultural (BIPAC).

O edital é destinado para estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu para incentivar à produção artística e cultural da Unespar.

Neste 1º edital, serão 14 bolsas com duração de 06 meses, sendo 02 por campus, para proposições nas áreas de: Artes da Cena (Dança, Performance, Teatro), Artes Visuais, Dança, Literatura, Memória e Patrimônio e Música.

Entre os principais objetivos, destacam-se: o fomento e a difusão da produção artística dos estudantes, a valorização da pesquisa e do processo de criação nas linguagens artísticas e culturais, a celebração da diversidade e da pluralidade artístico-cultural no contexto acadêmico e o compartilhamento com a comunidade das ações e obras artísticas produzidas pelos bolsistas.

Uma equipe de docentes dos campi de Curitiba I, Curitiba II e Paranaguá, especializados nas diferentes linguagens, vão orientar os estudantes no desenvolvimento dos seus projetos. Durante o processo, serão realizadas diversas atividades como palestras, mesas redondas, mostras de processo, promovendo espaços de reflexão e interlocução. Estas atividades são pensadas para contribuir com os percursos criativos de cada bolsista e também para compartilhar o desenvolvimento do projeto com a comunidade acadêmica.

Ao final dos 06 meses, será realizada uma Mostra das ações e obras artísticas com o intuito de compartilhar com o público o resultado desse processo.

E para auxiliar os estudantes no processo de elaboração dos projetos, a diretoria de Cultura lançou um material de apoio (Guia simplificado para leitura do edital).

1º Edital de Bolsas de Incentivo à Produção Artístico-Cultural (008/2024)

Inscrições Prorrogadas até 14 de abril

Público alvo: estudantes de graduação e pós-graduação da Unespar

O Edital e o Guia encontram-se no site da PROEC/EDITAIS.

As dúvidas podem ser encaminhadas para: diretoria.cultura@unespar.edu.br