Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROEC realiza a 1ª Mostra Artística da Unespar com abertura no dia 7 de junho

PROEC realiza a 1ª Mostra Artística da Unespar com abertura no dia 7 de junho

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 07/06/2021 10h14 última modificação: 05/07/2022 08h30

De 07 a 25 de junho de 2021, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realiza a 1ª Mostra Artística da Unespar.

As criações artísticas desenvolvidas nas graduações em Arte e nos projetos de extensão e pesquisa na Unespar sempre foram compartilhadas presencialmente com o público, garantindo que a Instituição cumprisse seu papel de disseminar sua produção artístico-acadêmica junto à comunidade. Por conta das restrições impostas pela pandemia, desde março de 2020, todas as atividades presenciais foram suspensas, prejudicando uma parte fundamental do processo criativo que é justamente o encontro com o espectador.

Ciente de todas estas dificuldades, o setor de Cultura da PROEC iniciou um processo de diálogo com os campi de Curitiba I e II com a finalidade de criar um espaço para reunir e, ao mesmo tempo, tornar acessível a diversidade de obras artísticas criadas neste período.

Assim nasceu a 1ª Mostra Artística Unespar, uma ação de difusão que tem a ambição de disponibilizar, em formato digital, um panorama daprodução em Arte da Universidade e promover encontros entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Nesta etapa, que inicia dia 07 de junho, a Mostra apresenta um recorte das produções dos Cursos de Arte dos campi Curitiba I – Embap e Curitiba II – FAP. Os trabalhos em Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cinema, Dança, Música e Teatro da Unespar poderão acessados através da página http://mostraartistica.unespar.edu.brcriada especialmente para acolher este acervo e torná-lo disponível a todas as pessoas que quiserem conhecer o trabalho desenvolvido na área de Artes da universidade.

O site será lançado no dia 07/06 e as páginas dos cursos serão disponibilizadas em 3 momentos distintos:

No dia 07/06 – lançamento das páginas dos cursos de Artes Cênicas, Dança e Teatro.

No dia 14/06 - lançamento das páginas dos cursos de Artes Visuais e Cinema.

No dia 21/06 - lançamento das páginas dos cursos de Música.

No período de 07 a 25 de junho, uma intensa programação está prevista e poderá ser acompanhada através do YouTube PROECUNESPAR. São as Lives organizadas pelos Cursos que vão promover encontros entre alunos(as), professores(es), egressos(as) e convidados(as) para criar espaços de troca e compartilhamento de processos, pesquisas, técnicas e procedimentos desenvolvidos ao longo dos percursos de criação.

No dia 07/06 às 19h, a Mostra contará com a presença da reitora da Unespar, professora Salete Sirino Machado e da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Rosimeiri Darc Cardoso, as quais vão participar de uma breve solenidade de abertura da 1ª Mostra Artística da Unespar.

Fazem parte ainda da programação, duas Mesas Redondas que colocam em discussão “A arte em tempos de crise”. Para a primeira mesa, no dia 07/06, após a abertura, teremos participação da professora Gladis das Santas, do dramaturgo Francisco Mallmann e do professor convidado Rafael Guimarães (UFSB), com a mediação da professora Amabilis de Jesus. A segunda mesa, a ser realizada no dia 14/06, contará com a presença da professora Milena Costa, do professor Mario da Silva e da professora Rosemeire Odahara Graça, com a mediação do professor André Ricardo.

A Mostra é um projeto embrionário que está em pleno desenvolvimento. Dadas estas primeiras diretrizes, ela segue sendo elaborada e reelaborada diariamente com a contribuição de muitas pessoas que estão comprometidas com a sua realização e o seu êxito.

“Acreditamos que esta ação possa contribuir para dar visibilidade aos cursos de Artes da Unespar, para promover o encontro entre a comunidade acadêmica e o público e para legitimar a universidade pública como uma Instituição que valoriza e reconhece a arte e a cultura como eixos de transformação humana e social”, destaca a diretora de Cultura, professora Márcia Moraes.

1ª Mostra Artística da Unespar - de 07 a 25 de junho de 2021

Abertura no dia 07 de junho de 2021, às 19h, com transmissão pelo Canal da PROEC no  Youtube

Baixe o pdf e acesse a programação completa com os links para as transmissões:

Todas as atividades terão certificação

As lives de Artes Cênicas terão tradução em libras