Geral
Professor da Unespar é homenageado pela Cinemateca de Curitiba e recebe prêmio em Festival de Cinema
geral, ensino
O cineasta Fernando Severo, professor do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, do campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi homenageado, dia 30 de abril, durante cerimônia em comemoração aos 50 anos da Cinemateca de Curitiba. E mais recentemente conquistou o prêmio de Melhor Longa Metragem pelo filme "A Propósito de Harry", no 1º Festival de Cinema de São José dos Pinhais, no Cine Pinhão.
Conforme o certificado, a homenagem se dá como forma de reconhecimento à “valiosa contribuição para o fortalecimento, preservação e difusão da cultura cinematográfica, contribuindo de forma significativa para os 50 anos de trajetória desta instituição. Sua dedicação e compromisso com a arte e a memória audiovisual ajudaram a construir a história que hoje celebramos com gratidão e respeito.”
A Cinemateca preparou uma programação especial pelo seu aniversário e incluiu a exibição de dois filmes de Fernando Severo: “O Mundo Perdido de Kozák”, um longa vencedor do Kikito no Festival de Gramado e de seis prêmios no Festival de Brasília. “Esse filme também foi selecionado para o Festival de Oberhausen, o mais antigo dedicado ao curta-metragem no mundo e incluído pelo cineasta Carlos Reichenbach em sua lista dos 10 melhores documentários brasileiros de todos os tempos”, esclarece Fernando. O Outro filme é "Paisagem de Meninos", vencedor de quatro Kikitos no Festival de Gramado, incluindo Melhor Média-Metragem e Melhor Roteiro. Foi exibido também nos festivais de Tiradentes e Clermont-Ferrand.
Em relação à homenagem feita pela Cinemateca, Fernando se sente orgulhoso: “Fiquei muito honrado em receber das mãos do prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel um certificado em homenagem à minha participação na história deste lugar tão fundamental em minha vida. Frequentei a Cinemateca - idealizada e criada pelo meu guru cinematográfico Valêncio Xavier - desde seus primeiros dias de funcionamento e nela participei de cursos que se constituíram numa escola de cinema para mim e para vários outros cineastas paranaenses, alguns também homenageados.”
A programação de aniversário da Cinemateca tem como destaque os filmes da chamada Geração Cinemateca, “um grupo de realizadores que gravitou em torno de Valêncio Xavier e graças a ele tiveram sua formação cinematográfica com grandes nomes do cinema brasileiro como Rogério Sganzerla, Ozualdo Candeias, Eduardo Escorel, Mauro Alice, Jean-Claude Bernardet, Ismail Xavier, entre tantos outros”, lembra Fernando.
Quanto à premiação do Festival de Cinema, o cineasta explica que o filme “A Propósito de Harry” é uma produção de O Quadro, e se mostra grato “à excelente equipe, uma das melhores com quem já trabalhei, com marcante participação de profissionais que já foram meus alunos.”
O cineasta revela que o Festival recebeu quase 500 inscrições de filmes em suas três categorias. “São José dos Pinhais é a maior cidade da região metropolitana de Curitiba e a sexta mais populosa do Paraná, e ainda não havia promovido um festival de cinema, que entre outros méritos, revelou uma consistente produção de longas e curtas-metragens no município. O Festival exibiu também uma retrospectiva de meus filmes Super 8 e videoartes, recém-restaurados.”