Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Unespar recebe prêmio “Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021”

por Marina Santos Daum publicado: 11/02/2022 17h13 última modificação: 05/07/2022 08h31

O professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba I/Embap, Felipe de Almeida Ribeiro, foi o compositor brasileiro selecionado para o Prémio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021 com a obra “Entressonho” para flauta alto, clarinete baixo, harpa / violão, percussão e eletrônica. A execução da obra acontecerá ainda neste ano em Bogotá, Colômbia, com o grupo Ensamble CG.

“Entressonho” foi escrita durante o pós-doutorado que Felipe fez na Alemanha. O professor explica que a obra “representou uma grande mudança na forma como penso música, composição, notação e escrita musical”. Ressalta que com essa peça buscou demonstrar que a música não é feita somente com notas e melodias, mas também com blocos de texturas sonoras. “As texturas permitem uma fruição do tempo diferente da temporalidade do ser humano. Melodia nos lembra imediatamente da fala humana. As texturas nos levam a algo diferente”, explica Felipe.

Originalmente “Entressonho” estava planejada para estrear em Berlim, Alemanha, mas com a pandemia de Covid-19, foi remanejada para outra data em Hannover, porém com o tempo, tudo foi cancelado. Foi então que, em 2021, Felipe submeteu a obra ao prêmio, com o objetivo de ter uma estreia oficial. “Felizmente, fui contemplado como o compositor representante do Brasil, uma grande honra sabendo da grande procura que o Ibermúsicas tem e da alta qualidade dos compositores que já passaram por lá”, comenta o professor, com felicidade.

Felipe conta que trabalhar na Unespar, campus Curitiba I/Embap, o influencia artisticamente, uma vez que “é um passeio num universo sonoro: tem aluno de trompete praticando, violonistas nas escadarias, alunos de gravura e pintura discutindo arte, etc. Enfim, a Universidade é meu laboratório”. Para o professor, o espaço acadêmico é um ambiente fértil que permite o crescimento de sua carreira artística.

O Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021 não foi o seu primeiro prêmio.  Em 2012, 2016 e 2019, Felipe recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica. Também ficou entre os finalistas do NE/BAM Brazilian Composer's Competition, com o Nieuw Ensemble (Holanda).

Para esse ano, o professor Felipe está com mais algumas obras em processo de produção. Em maio deve finalizar uma peça para violino solo, que será estreada pelo professor da Unespar, campus Curitiba I/Embap, Matheus Prust. “Usaremos instrumentos de época, como o violino barroco. A expectativa é de gravarmos um álbum com a obra e estreia-la em concerto ao vivo ainda em 2022”, finaliza Felipe.

Prémio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021

O Prémio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra 2021 tem como finalidade fomentar a criação de novas peças artísticas e ao mesmo tempo possibilitar sua estreia. Neste ano, foram contempladas dez obras de dez artistas ibero-americanos, dentre as 64 que estavam concorrendo. A avaliação atribui nota desde a criação, até a estreia por parte dos ensambles, que devem ser de nacionalidade diferente da dos/das compositores/as.

Nesta edição, o júri foi composto por Nelly Gómez da Argentina, Leonardo Martinellido Brasil e Cergio Prudencio da Bolívia. Os avaliadores destacaram o altíssimo nível artístico de grande parte das obras apresentadas no concurso.