Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor de Enfermagem descreve situação epidemiológica atual da Covid-19 do Paraná para encontro estadual da APP Sindicato

Geral, Ensino

por Paula Fernandes publicado: 10/02/2021 09h08 última modificação: 05/07/2022 08h29

O Observatório da Covid-19 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participou, em janeiro, do encontro estadual online da APP Sindicato. Os professores Willian Augusto de Melo, de Enfermagem do campus Paranavaí, e Edinéia Navarro Chilante representaram a Unespar no encontro.

"Como professor, pesquisador e também um profissional de saúde de uma universidade pública, sinto essa responsabilidade de socializar o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo do tempo para o benefício da sociedade", afirma Willian. "Neste momento crítico do qual estamos atravessando a universidade deve e está cumprindo seu papel social, não podemos medir esforços para tentar diminuir os impactos negativos que esta pandemia está trazendo na vida da sociedade", pontua.

OBSERVATÓRIO COVID-19 CLIQUE AQUI

Durante o evento, o professor Willian falou sobre a situação epidemiológica do Paraná. "Tanto os números de casos novos quanto de óbitos, incluindo a média móvel da mortalidade, sofreram uma variação no decorrer da série histórica, mostrando ligeiro decréscimo a partir de setembro de 2020, porém grande aumento a partir de novembro do mesmo ano", explica o professor. De acordo com ele, isso pode ser explicado em decorrência da flexibilização nos protocolos de biossegurança ditados por decretos municipais e estaduais. "Sabemos que enquanto não houver a imunização para todos ou mínimo de 70% de vacinados, as medidas de proteção devem se manter para evitar novos casos de infecção e diminuir as chances de gravidade e letalidade", salienta.

No Estado do Paraná, a taxa de prevalência foi de 46,6 casos confirmados de Covid-19 para cada mil habitantes. A média geral da taxa de mortalidade no Estado foi 0,8 casos de óbito por Covid-19 para cada mil habitantes, ou seja quase um óbito para cada mil habitantes. Além disso, as taxas de ocupação de leitos de UTI estão muito elevadas em todo o Estado.

"Considerando os cenários epidemiológicos do Brasil e do Estado do Paraná bem como dos altos indicadores epidemiológicos, sobretudo nas taxas de incidência (casos novos), das altas taxas de ocupação de leitos de UTI (bem acima de 50%), do número insuficiente de doses de vacina e do tempo hábil para vacinação em massa, a manutenção das medidas protetivas e de prevenção contra a Covid-19 devem ser mantidas", completa Willian.

COVID-19, SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO ESTADO DO PARANÁ CLIQUE AQUI

Campanha em prol da vacina

Mobilizadas pela Fundação Araucária (FA), 14 instituições ligadas à ciência no Paraná, com a participação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), aderiram à campanha de conscientização e mobilização para a vacinação contra a Covid-19 na região Sul do País.

Juntos, representantes das sete universidades estaduais, UFPR, UTFPR, UFFS, UNILA, do IFPR, da PUCPR, FUNPAR, Universidade Tuiuti do Paraná, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária, querem, além de incentivar a população a aderir à imunização, também combater as fake news sobre o assunto.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo