Geral
Professora da Unespar ministra oficina sobre acervos visuais e sonoros em exposição do MON
geral, ensino
A professora dos cursos de museologia e de música do campus de Curitiba I/Embap,da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), vai ministrar a oficina “Diálogos possíveis entre acervos de artes visuais e sonoros”, como parte da programação da exposição “MAC de Portas Abertas”, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
Será dia 29 de julho, das 14h30 às 16h30. O público-alvo são educadores e pessoas interessadas no tema, por meio de uma atividade que propõe uma conversa sobre os cruzamentos entre diferentes linguagens artísticas.
A docente explica que será realizada uma conversa “para refletir sobre como diferentes tipos de acervos, visuais e sonoros, articulam-se em processos de pesquisa, curadoria e mediação, que serão apresentados alguns exemplos de partituras e outros suportes relacionados à música e que haverá uma apresentação ao vivo de uma peça musical interpretada na flauta transversal ao final da atividade”.
A oficina será na sala 8 do MAC, no Museu Oscar Niemeyer (MON), à Rua Marechal Hermes, 999. As vagas são limitadas a 20 participantes.
Para fazer a inscrição, clique aqui
A confirmação será enviada via WhatsApp, com todas as instruções de acesso ao museu. A participação é gratuita.
Ana Paula Peters é flautista, historiadora e bacharel em Museologia. Como docente da Unespar, desenvolve pesquisas sobre música e cultura popular com foco na produção de memórias e preservação de acervos sonoros. É autora do livro “Nas trilhas do Choro” e atua como palestrante e mediadora em museus e espaços culturais, com ênfase no patrimônio imaterial.
O "MAC de Portas Abertas" é uma iniciativa que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a enviarem propostas de práticas educativas, artísticas ou de pesquisa para serem realizadas no espaço do museu. As propostas podem abranger uma variedade de formatos, como oficinas práticas, workshops, atividades interativas, performances, rodas de conversa e outras ações que incentivem o público a refletir, criar e interagir com os temas das exposições em vigência e da contemporaneidade.
Para enviar propostas clique aqui.
Segundo Ana Paula, “a proposta parte da exposição ‘O acervo do MAC pelo olhar de Fernando Velloso’, que presta uma homenagem a Velloso, pela sua trajetória dedicada à arte. Ele é um dos pintores de relevância no Paraná, pioneiro na arte abstrata. Foi um dos responsáveis pela criação do MAC Paraná, em 1970, e ocupou a direção do museu desde sua fundação até 1983, promovendo intercâmbios entre artistas nacionais e internacionais”, relata.
A exposição apresenta mais de 40 obras do acervo do MAC-PR, incluindo obras de alguns professores da Unespar, campus de Curitiba I/Embap, o que motivou a proposta da oficina.