Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores, estudantes e egressos da Unespar compõem elenco de filme que será exibido, nesta segunda, na TV Globo

Geral

Professores, estudantes e egressos da Unespar compõem elenco de filme que será exibido, nesta segunda, na TV Globo

Geral, Ensino

‘Meu Avô Stanislau’ reverencia a cultura, história e produção paranaense
por Marina Santos Daum publicado: 02/02/2026 15h13 última modificação: 02/02/2026 15h15

O telefilme paranaense Meu Avô Stanislau estreia nesta segunda-feira (2) na Tela Quente e no Cine BBB, na TV Globo. A obra busca valorizar o Paraná, suas histórias e paisagens, além de ter no elenco nove professores, egressos e estudantes das graduações em Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas e da pós-graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/FAP.

A história se passa em Prudentópolis, Centro-Sul do estado, município reconhecido por sua herança ucraniana, e acompanha o reencontro entre avô e neto, colocando frente a frente dois mundos: o digital e o analógico. A narrativa acompanha Boris (Fhelipe Gomes) e seu avô Stanislau (Ranieri Gonzalez), que precisam conviver por alguns dias na fictícia Serra da Kalena, área rural do município. Da convivência nasce uma parceria sensível, divertida e transformadora.

Produzido integralmente no Paraná, com elenco e equipe técnica e artística formada por paranaenses, o longa reforça a potência do audiovisual local e valoriza talentos do Paraná e a educação superior pública do estado.

Para a reitora da Unespar, professora Salete Paulina Machado Sirino, “ver a repercussão nacional de trabalhos audiovisuais de egressos, tanto da especialização em Cinema quanto do curso de graduação em Cinema e Audiovisual, demonstra a força da formação oferecida pela Universidade. A estreia do filme ‘Meu Avô Stanislau’ evidencia os frutos desse trabalho contínuo e reforça o papel da Unespar na formação de profissionais do audiovisual”, destaca a reitora.

A reitora, que atuou na coordenação da pós-graduação Lato Sensu em Cinema da Unespar, entre 2011 e 2018, também ressalta que o curso de especialização, tal como o curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual da instituição, cumpre papel fundamental na consolidação do campo audiovisual em nível estadual, nacional e internacional. “Ver esses resultados, agora associados à valorização da diversidade cultural do Paraná, reafirma o compromisso da Unespar com o pluralismo cultural e com uma formação pública de qualidade”, conclui.

Guto Pasko, egresso da pós-graduação em Cinema da Unespar e diretor do longa, demonstra satisfação em poder levar uma história do Paraná em rede nacional. “A gente mostra capacidade produtiva local e a Unespar tem uma responsabilidade nisso, pois tem ajudado na formação de novos profissionais de equipes técnicas e artísticas e isso tem sido muito importante para a consolidação do estado como um polo de produção audiovisual, ainda mais se tratando de uma instituição pública”, declara.

O atual coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, Alexandre Rafael Garcia, considera a exibição deste filme um marco importante dentro da educação estadual desta área. “É um marco na história do cinema paranaense. Toda essa transformação que o cinema paranaense sofreu no século 21 tem muito a ver com a estruturação e profissionalização do cinema paranaense e isso está ligado com a educação. Eu destaco o marco, que é o surgimento e o início do curso superior de cinema e audiovisual da Unespar, em 2005. Muita gente que trabalhou nesse filme passou pelo curso, seja como professor ou estudante. E não só esse curso, mas outros cursos da Unespar, como a especialização e o mestrado. Isso é uma grande transformação no cinema paranaense.

O coordenador também dá ênfase ao fato de este filme ser transmitido pela maior empresa de entretenimento da América Latina. “Esse filme vai ser visto por milhões de pessoas, ao vivo. É uma coisa muito grandiosa, a gente nunca teve um filme paranaense visto por tantas pessoas como a gente vai ter hoje à noite. E isso está ligado à Unespar”, considera.

O telefilme é uma coprodução da TV Globo, RPC e da produtora paranaense GP7 Cinema, dos cineastas Guto Pasko e Andréia Kaláboa.

 

Ficha Técnica de Egressos e Estudantes da Unespar

Guto Pasko - Diretor e Produtor
Amarildo Martins - Diretor Assistente
Felipe Aufiero - Continuista
Annelyse Bosa - 3ª Assistente de Direção
Emanuelle Cipriano - Controller
Pamela Brighente - 2a. Assist. Câmera
Giovanna Heroso - Assistente de Arte
Ana Maria Martins - Coordenadora de Arte
Ulisses Galetto – Equipe de finalização de som
registrado em: , ,