Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Institucional Couro de Peixe marca presença no Show Rural Coopavel

Programa Institucional Couro de Peixe marca presença no Show Rural Coopavel

Geral, Extensão

por Marina Santos Daum publicado: 08/02/2022 14h54 última modificação: 05/07/2022 08h31

Durante esta semana (7 a 11) o Programa Institucional Couro de Peixe da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, está participando da 34ª edição do Show Rural no estande da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A feira é promovida pela Coopavel e acontece no município de Cascavel. Diversas Secretarias de Estado, autarquias e empresas públicas participam com apresentação de tecnologias e serviços voltados para o agronegócio, com foco também no desenvolvimento sustentável.

A coordenadora do programa institucional, professora Kátia Kalko Schwarz, conta que a feira está com muito movimento e isso oportuniza a divulgação dos produtos produzidos pelas universidades estaduais. “Conseguimos fazer novas parcerias com outros pesquisadores das Instituições de Ensino Superior (IES), divulgar o produto para os frequentadores e produtores de peixes e rans, que querem uma parceria conosco para possível ampliação de oportunidades inovadoras de produtos e exportação”, relata a professora.

COMO FUNCIONA O PROJETO

O programa Couro de Peixe da Unespar, campus Paranaguá, foi criado em 2008 e tem como finalidade utilizar a pele do peixe, que geralmente é jogada no ambiente, em lixo comum ou enterrada, para a confecção de artesanatos, gerando trabalho e renda para as comunidades ribeirinhas dos municípios de Paranaguá, Matinhos, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná.

O Couro de Peixe é preparado para a produção no Curtume Comunitário de Pontal do Paraná. Para que a pigmentação das peças não desbotasse quando em contato com a água, foram feitos diversos experimentos e atualmente o mercado coureiro conta com um novo produto de qualidade, para a comercialização.

Um marco importante para as artesãs do projeto Couro de peixe, durante a pandemia de Covid-19, foi a produção e distribuição de 1140 máscaras para as comunidades carentes de Paranaguá e Pontal do Paraná.