Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Paraná Fala Francês na Unespar recebe inscrições até 6 de abril

Programa Paraná Fala Francês na Unespar recebe inscrições até 6 de abril

por Fábio Candido dos Santos publicado: 04/04/2024 13h58 última modificação: 04/04/2024 13h58

O programa Paraná Fala Francês (PFF), em conjunto com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), está com inscrições abertas, exclusivamente on-line, até 6 de abril, para o preenchimento de 240 vagas a estudantes, docentes e agentes interessados na francofonia de quaisquer instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná.

Vinculado ao programa Paraná Fala Idiomas (PFI) da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com aporte de recursos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, o PFF conta com cursos gratuitos, certificados e voltados a atividades relacionadas ao ensino e à prática acadêmica do idioma de forma dirigida, ministrados remota e presencialmente, sendo, neste último caso, limitados à comunidade interna dos campi de Curitiba I, II e de Paranaguá da Unespar.

INSCRIÇÕES - Para se candidatar às vagas, é necessário o correto preenchimento do formulário de inscrição no prazo estipulado e o envio de e-mail para pff@unespar.edu.br contendo documento de comprovação de vínculo (declaração de matrícula, contrato de trabalho ou portaria, contracheque recente, entre outros) com a Unespar ou demais instituições de ensino superior habilitadas.

Caso haja mais inscritos que vagas, terão prioridade, nesta ordem:

1. Alunos participantes de etapas anteriores do PFF;
  2. Docentes ou agentes da Unespar ou das demais integrantes do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná vinculados a programas de pós-graduação, projetos de pesquisa, extensão ou iniciação científica;
  3. A ordem cronológica de inscrição.

TURMAS – A versão 2024 do PFF planeja criar, no primeiro semestre, período compreendido entre 8 de abril e 26 de julho de 2024, oito novas turmas, com 30 alunos cada. Quatro são destinadas a iniciantes, sendo três A1 – uma A1.2, de continuidade – e outra de conversação, cujos objetivos se resumem a desenvolver a conversação a expressão e a compreensão oral em língua francesa. Já em nível avançado, e para proficientes com grau mínimo A2, serão disponibilizadas duas turmas: uma A2 e outra de conversação.

Fechando a lista de cursos com vagas abertas pelo PFF, são ofertadas duas turmas de “Franconfonia: arte, cultura e sociedade”, sem restrição de nível de proficiência, e com objetivo de possibilitar conhecer e analisar aspectos culturais, cinematográficos, musicais e literários de países francófonos.

CARGA HORÁRIA – As turmas de nível A1 ou A2, ou seja, voltadas à expressão e à compreensão oral da língua, terão carga de 60 horas. Já as demais, 30. No caso das primeiras, serão quatro horas semanais de aula na modalidade presencial. No formato remoto, serão duas semanais de encontros síncronos via Google Meet, uma de atividade assíncrona no Google Classroom e mais uma de atendimento on-line - E-mail, WhatsApp, Telegram ou Google Meet - a combinar com o respectivo professor.

Já as turmas de 30 horas, caracterizadas por atividades relacionadas ao ensino e à prática acadêmica do idioma francês de forma dirigida, contarão, no presencial, com 3 horas em sala enquanto as equivalentes em modo remoto serão ministradas sincronamente via Google Meet.

CERTIFICADOS – A certificação depende do cumprimento da carga horária (mínimo 75%) e da obtenção de aproveitamento de pelo menos 70% do conteúdo, estando disponíveis, ao final dos cursos, para download pelo número do CPF na página de emissão de certificados da Unespar.

CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÕES – As inscrições serão confirmadas diretamente por Guilherme da Quinta e Eduarda Castro, docentes dos cursos ofertados, conforme as turmas selecionadas no ato da inscrição. Caso não seja feito o contato antes do início das aulas, o interessado deverá entrar em contato com a coordenação do programa pelo e-mail pff@unespar.edu.br.

ACESSIBILIDADE – Interessados no processo com deficiência visual podem consultar o edital de chamada para inscrições neste link.