Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Sou + Unespar delibera ações conjuntas com Núcleo Regional de Educação de Paranavaí para estimular ingresso no ensino superior

Geral

Programa Sou + Unespar delibera ações conjuntas com Núcleo Regional de Educação de Paranavaí para estimular ingresso no ensino superior

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 05/04/2024 14h56 última modificação: 05/04/2024 14h56

A coordenadora geral do Programa Sou + Unespar, Patrícia Cunha, e a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Rosimeiri Darc Cardoso, se reuniram, no último dia 2, com Emerson Pereira Branco, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, e Sandra Ramos Prates, assessora pedagógica do órgão, com o objetivo de alinhar estratégias para divulgar o papel transformador da universidade pública e a oferta de cursos da Unespar nos colégios da rede estadual da cidade.

No encontro, Cunha destacou a importância da parceria com o NRE e solicitou apoio para implementar ações extensionistas do Programa nas escolas, a fim de aproximar alunos do ensino médio, sobretudo ingressantes em potencial, da Unespar. “O nosso foco são as escolas públicas, que é quem queremos atender com preparação tão boa quanto a de qualquer cursinho pré-vestibular. E 100% gratuita”, garantiu a coordenadora geral.

Entre os projetos extensionistas desenvolvidos pelo Programa Sou + Unespar, estão em vigência os Aulões de Revisão (Enem/vestibular) e a Mostra de Profissões. No caso dos primeiros, e atendendo a uma sugestão de Branco, será realizada uma versão presencial em paralelo ao tradicional modelo de Aulão on-line. “Agora nós temos apoio total da Reitoria e vamos fazer o Aulão presencial não só aqui, mas em todas as cidades onde estão os campi da Unespar”, informou a coordenadora.

A ideia é montar equipes em cada cidade de atuação do Programa com professores da Unespar que tenham know-how de cursinho pré-vestibular e discurso adequado aos jovens, de forma que eles se sintam à vontade diante dos projetos.

Sobre a Mostra de Profissões, que contou com mais de 1200 visitantes em Paranavaí no ano passado, o plano é manter a dinâmica do projeto e aproximá-lo dos alunos na época de inscrição para o vestibular, incentivando ainda mais a adesão de potenciais ingressantes.

Em caráter experimental, há ainda dois outros projetos em construção, caracterizados por Cunha como “pilotos”, já que demandam estudo da realidade das regiões e escolas abrangidas pelos campi da Unespar, zonas de atuação das ações do Programa. Um deles é o + Unespar na Escola, que torna a oferta por informação relativa a profissões permanente ao promover oficinas, rodas de conversa, e vivências inerentes às áreas ofertadas pela instituição ao longo de todo o ano letivo.

Afinal, como pontua Cunha, "todas as ações são muito concentradas no segundo semestre e estamos achando necessário que estejamos nas escolas o tempo inteiro, falando sobre cursos, projetos, oportunidades, mercado de trabalho, profissões, além de situações de vivência de colegas que tiveram a vida transformada pela educação”, contou.

Em consonância com Cunha, Darc acrescentou que a ideia do Programa é atender estudantes de escolas públicas na medida em que a perspectiva deles se tornou imediatista, imaginando que a vida estudantil acaba no ensino médio.

“Com o + Unespar na Escola”, disse a pró-reitora, "a gente quer trazer pessoas que se formaram e construíram uma carreira para contar sua história, sua experiência de vida e de que forma sua história foi transformada a partir do momento em que decidiram fazer um curso superior”, explicou.

Nesse ponto, o chefe do NRE entende que é necessário ser mais contundente. “A gente tem batido na tecla de que só ir à escola e dar uma entradinha de 10 minutos em sala é pouco efetivo. Além de atrapalhar a aula, não agrega. A ideia de trabalhar com cursos e palestras, fazendo um trabalho direcionado, soma para o aluno e, ao mesmo tempo, cria espaço para fazer a divulgação da universidade. Esse é o modo efetivo”, argumentou.

O outro projeto piloto é o +Unespar Cast, que, a exemplo do + Unespar na Escola, tematiza o mercado de trabalho, as oportunidades que o ensino superior abre, as curiosidades das profissões etc., a partir de podcasts no YouTube com especialistas que tratem desses assuntos no modelo que já faz sucesso na internet com o público jovem.

A assistente pedagógica do NRE, Sandra Ramos Prates, viu nos projetos do Programa Sou + Unespar a oportunidade de integrá-los a uma iniciativa desenvolvida pelos colégios estaduais de Paranavaí desde o ensino fundamental. Intitulado “Projeto de Vida”, o objetivo do eixo curricular é fomentar no aluno o interesse de organizar a própria carreira, estimulando-o a "pensar desde o sexto ano o seu projeto de vida, unidade curricular que vai trabalhando justamente para que o aluno alimente esse sonho. Quando chega ao médio, já vai afunilando um pouco mais. Trazer essa proposta [do Sou + Unespar] seria bem bacana para esse propósito e agregá-lo ao ensino parcial também”, sugeriu.

Ainda foram discutidos a logística do Sou + Unespar em Paranavaí, levando em conta os cursos ofertados pela instituição na cidade, bem como critérios de escolha de escolas a serem agraciadas com os projetos do Programa. Ficou acertado que aquelas que atendem a comunidades mais carentes teriam prioridade, uma vez que uma das missões da Unespar é promover a democratização do ensino.