Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Sou + Unespar discute projetos com Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 12/04/2024 17h02 última modificação: 12/04/2024 17h02

A equipe do Programa Sou + Unespar, representada pela coordenadora geral, Patrícia Cunha, e pelo professor Wellington Hermann, juntamente com a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Rosimeiri Darc Cardoso, realizaram, no último 5, visita à chefia do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão para apresentar projetos a serem desenvolvidos em 2024.

Além dos docentes, estavam presentes a chefe do NRE, Ivete Keiko, Marcianita Siqueira, coordenadora da educação básica, e as técnicas Sara Romeiro, do ensino médio, e Giselli Mocelin, da articulação acadêmica.

O objetivo da visita foi apresentar e discutir projetos em andamento no Programa, como as mudanças planejadas para os Aulões de Revisão do Vestibular Unespar/Enem, que agora passam a ter uma edição presencial, e a Mostra de Profissões 2024. Iniciativas em construção, como o + Unespar na Escola e o + Unespar Cast – de base extensionista – também estiveram na pauta da reunião.

“Temos um grande desafio, que é trabalhar em uma universidade multicampi, e que possui braços espalhados por todo o estado do Paraná. Por isso mesmo, precisamos entender as particularidades, as especificidades de cada região, de cada NRE onde se situam os campi da Unespar. É a partir das demandas apresentadas que pretendemos construir essas ações de formação”, destacou Cunha.

Keiko ressaltou os desafios enfrentados para a permanência estudantil na educação básica, bem como a importância da produção de atividades conjuntas entre as duas entidades. Neste sentido, a equipe do NRE apresentou ações em desenvolvimento nas escolas públicas do estado do Paraná – em especial o “Projeto de Vida” – como possibilidade de contribuição a iniciativas propostas pelo Programa, como o + Unespar na Escola.

Os representantes da Universidade destacaram ainda o volume de bolsas ofertadas pela instituição vinculadas à permanência, ao ensino, à pesquisa e à extensão, além de sublinhar as diversas formas de ingresso nos cursos de graduação e a construção da oportunidade de entrada por meio da Prova Paraná.

Todas as iniciativas discutidas reiteram o compromisso da Unespar com o ensino público, gratuito, de qualidade e conectado com a comunidade, bem como a necessidade de ações de convergência em prol da melhoria da educação pública, a exemplo da realizada com o NRE de Campo Mourão.