Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Sou + Unespar discute projetos com Núcleo Regional de Educação de Curitiba

Geral

Programa Sou + Unespar discute projetos com Núcleo Regional de Educação de Curitiba

Geral

por Fábio Candido dos Santos publicado: 15/03/2024 16h27 última modificação: 15/03/2024 16h27

A coordenadora geral do Programa Sou + Unespar, Patrícia Cunha, e a Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Rosimeiri Darc Cardoso, visitaram, no último dia 13, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba, Laura Patrícia Lopes, para debater projetos em andamento no Programa.

O encontro, que também contou com a presença do assistente técnico do NRE, Joel Santos Bandeira, teve por objetivo discutir a viabilidade dos projetos em andamento no Sou + Unespar, tendo em vista as particularidades de Curitiba e dos dez setores que compõem o NRE (Centro, Boa Vista, Santa Felicidade, Portão, Cajuru, Pinheirinho, Boqueirão, Bairro Novo, CIC e Tatuquara, além das escolas conveniadas). 

Foram apresentadas mudanças planejadas para os Aulões de Revisão Unespar - Enem, bem como debatidas estratégias para a realização da Mostra de Profissões Unespar 2024, além dos projetos em construção + Unespar na Escola e + Unespar Cast, todos de base extensionista, ou seja, voltados para a integração da Unespar com a comunidade. 

Na reunião, o grupo destacou a importância da realização de atividades em conjunto entre as duas entidades, visando à formação constante de estudantes das escolas públicas do Paraná. 

Nesse sentido, foram sugeridas temáticas a serem abordadas em projetos como o + Unespar na Escola, envolvendo a troca de vivências e saberes, mercado de trabalho, oportunidades viabilizadas pelos cursos ofertados pela instituição. Outras temáticas necessárias à reflexão e elaboração de novos projetos de vida, relativos ao ingresso e à permanência desses estudantes no ensino superior, também foram objeto de discussão. 

Todas as ações discutidas demonstram a necessidade do esforço coletivo em prol da educação pública, firmando parcerias como a realizada entre a Unespar e o NRE de Curitiba. Além disso, reiteram o compromisso da Universidade Estadual do Paraná – Unespar com o ensino público, gratuito, de qualidade e conectado com a comunidade.