Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programas Pibid e Residência Pedagógica promovem palestra sobre prática significativa na formação em licenciatura

por Helio Sauthier publicado: 15/02/2021 08h23 última modificação: 05/07/2022 08h29

Os Programas Institucionais Pibid e Residência Pedagógica retornaram com as ações formativas voltadas aos estudantes de licenciatura dos seus subprojetos em 2021. A primeira palestra do ano aconteceu no dia 11 de fevereiro e foi proferida pela Profa. Dra. Marlete Schaffrath, pró-reitora de Ensino de Graduação da Unespar, com o tema “Pibid e RP: por uma prática significativa na formação em licenciatura”.

A palestra teve a mediação da coordenadora institucional do PIBID Unespar/Capes, Profa. Dra.  Ana Carolina Bueno Krawczyk, e da coordenadora institucional de Residência Pedagógica Unespar/Capes, Profa. Dra. Josiane Aparecida Gomes Figueiredo.

Em sua fala a Profª Marlete comentou sobre a criação do primeiro curso de licenciatura no Brasil, passando pelas escolas normalistas até os cursos de licenciatura atuais. Toda essa abordagem histórica destacou o papel do/a professor/a na sociedade, sua importância na formação de cidadãos críticos e reflexivos, e como o Pibid e o RP se destacam como espaço de discussão, reflexão e, também, como prática para os licenciandos. Os programas fortalecem as licenciaturas e incrementam o repertório de formação docente dentro da universidade, evidenciou a Profa. Marlete.

Participaram do evento online 385 participantes entre estudantes do Pibid e RP, docentes da educação básica e  da Unespar, por meio do canal do Pibid/Unespar no Youtube. A palestra pode ser acessada aqui