Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da Unespar recebe menção honrosa na solenidade de encerramento do Prime

Projeto da Unespar recebe menção honrosa na solenidade de encerramento do Prime

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 27/07/2021 09h05 última modificação: 05/07/2022 08h30

Ocorreu ontem, 26/7, a cerimônia de encerramento do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) edição 2021. Durante o evento, os proponentes dos projetos selecionados realizaram a última rodada de apresentação.

O Prime tem foco na transformação do resultado de pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. Ao todo, foram selecionados cinco finalistas das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Estadual do Paraná (Unespar).

O projeto Starch Up – Conserve sua fruta pelo dobro do tempo, desenvolvido pelo Prof. Fernando Henrique Lermen, do campus de Paranaguá da Unespar, recebeu menção honrosa pela proposta que utiliza uma película de amido para aumentar a vida útil das frutas.

A patente do polímero de amido hidrofóbico foi registrada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unespar junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, cujo pedido ocorreu em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem como resultado o trabalho dos professores doutor Fernando Henrique Lermen (Unespar campus de Paranaguá), doutora Tânia Maria Coelho, mestre Nabi Assad Filho (Unespar campus de Campo Mourão), pós-doutor José Luis Duarte Ribeiro (UFRGS) e pós-doutora Márcia Elisa Soares Echeveste (UFRGS).

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, participou da cerimônia e parabeniza o Prof. Fernando Lermen pela menção honrosa recebida no Prime. “Fiquei muito orgulhosa de acompanhar a solenidade e ver a brilhante defesa de pich apresentada ao vivo pelo Prof. Fernando”, destacou a reitora.

O Prime é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Superintendência de Inovação, Fundação Araucária e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR).

A cerimônia de encerramento do Prime pode ser assistida aqui.