Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de pesquisa promove ciclo de debates sobre Censura às Artes e ao Pensamento no Brasil

Geral

Projeto de pesquisa promove ciclo de debates sobre Censura às Artes e ao Pensamento no Brasil

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 11/03/2022 13h34 última modificação: 05/07/2022 08h31

O grupo de pesquisa Autoritarismo e Resistência da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba I/Embap, promoverá um Ciclo de Debates para discutir a Censura às Artes e ao Pensamento no Brasil. O evento acontecerá uma vez por mês e para participar, é necessário se inscrever com dois dias de antecedência, por meio do link disponível abaixo.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI 

 

Confira a programação

17 de março – 14h30

Palestra de abertura do Ciclo de Debates: “Censura às Artes e ao Pensamento no Brasil”, com Carlos Fico (UFRJ), apresentação de Miliandre Garcia (UNESPAR).

Lançamento dos livros “Censura no Brasil Republicano: governo, teatro e cinema” e “Censura no Brasil Republicano: sociedade, música, telenovelas e livros” (Editora Sagga).


14 de abril – 14h30

Mesa “Governo e sociedade: institucionalização e apoio à censura”, com Thiago de Sales Silva (UFC) e Adrianna Setemy (UEM), mediação de Rodrigo Czajka (UFPR).


19 de maio – 14h30: Mesa “Teatro e censura: diversos aspectos e temporalidades”, com Edélcio Mostaço (Udesc), Maria Cristina Castilho Costa (USP) e Mônica Cruz Caminha (CPDOC-FGV), mediação de Miliandre Garcia (UNESPAR).

23 de junho - 14h30

Mesa “Cinema: instituições e censura cinematográfica”, com William Martins (Lugar de História) e Reinaldo Cardenuto (UFF), mediação de Giovana Simão (UNESPAR).


18 de agosto – 14h30

Mesa “Censura musical, músicos censurados e interface com outras artes”, com Cecília Herendia (USP) e Rafael Rosa Hagemeyer (Udesc), com mediação de Daniel Saraiva (Site A Música De).


15 de setembro - 14h30

Mesa “Telenovelas: massificação, público e censura”, com Guilherme Moreira Fernandes (UFRB), Igor Sacramento (Fiocruz) e Daniel Saraiva (Site A Música De), com mediação de Reinaldo Cardenuto (UFF).


20 de outubro – 14h30

Mesa “Editoras e publicações: particularidades e tipos de censura”, com Rodrigo Czajka (UFPR) e Sandra Reimão (USP), mediação de Paula Vizaco Rigo Cuéllar Tramujas (UNESPAR).


17 de novembro – 14h30

Mesa “Artes Visuais: passado e presente”, com Ana Marília Carneiro (UFMG) e Ricardo Ayres (UFPel), mediação de Andrea Siqueira D'Alessandri Forti (UNESPAR).