Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de extensão do campus Apucarana se dedicam à formação e debate sobre mulheres na sociedade

Geral, Extensão

por Marina Santos Daum publicado: 12/03/2021 12h02 última modificação: 05/07/2022 08h29

O campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conta com 37 projetos, programas, cursos e evento de extensão voltados para a comunidade. Dentre eles, quatro dedicam suas atividades para o público feminino e alguns também incentivam a luta das mulheres por seus direitos dentro da sociedade. Conheça os projetos que daremos destaque durante esse Mês da Mulher:

Vozes latino-americanas: obras e autoras do universo feminino

O Vozes latino-americanas foi um curso de extensão que aconteceu durante o ano de 2020. Segundo o professor coordenador, Caio Vítor Marques Miranda, o objetivo era trazer à tona os conteúdos que a graduação não consegue contemplar dentro de sua grade a respeito da literatura feminina latino-americana.

Durante a formação participaram escritoras de renome, como Conceição Evaristo, com textos tão importantes e de qualidade quanto os clássicos da literatura. Para o professor Caio, o curso veio como “uma tentativa de letrar a comunidade em relação ao que essas mulheres defendem, entender a causa feminista e o discurso feminino, por isso surge como um mecanismo a mais para lutar por essas causas”.

O curso Vozes latino-americanas: obras e autoras do universo feminino obteve cerca de 300 inscritos e surgiu de um projeto de extensão da Unespar, coordenado pelo professor Caio.

Para este ano, o Colegiado de Espanhol está organizando outro curso voltado para a literatura feminina, mas desta vez trabalhará com o gênero sobrenatural, e levará o nome Mulheres do Insólito. O professor Caio está à frente deste projeto e promete trazer escritoras do século XXI que utilizam mecanismos para denunciar os abusos que sofrem na sociedade.

Participação no Conselho Municipal de Economia Solidária e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Em Apucarana existe o Conselho Municipal de Economia Solidária e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e, para que suas atividades sejam desenvolvidas, contam com o apoio de entidades civis de apoio e fomento, dentre elas, a Unespar.

As professoras do Colegiado de Economia, Tania Terezinha Rissa e Paula Tissiany Viana de Macedo Carneiro, são as coordenadoras do Programa de Apoio à Inclusão Social (Pibis) e trabalham oferecendo cursos de capacitação para os empreendedores. Segundo as professoras, o grupo é formado por 800 mulheres e os cursos de formação atingiram boa parte delas.

A professora Tania Terezinha Rissa diz que o programa é importante, por levar conhecimento para as mulheres, “porque em sua maioria são mulheres que estavam em situação de vulnerabilidade e a renda que elas tiram como empreendedoras é usada para suprir as necessidades da família”. Rissa garante existir uma troca de experiências com essas mulheres, uma vez que ela e a professora Paula também aprendem muito com elas.

Grupo de Estudo História das Mulheres: educação, trabalho, cotidiano e práticas femininas (GEHM)

O Grupo de Estudo História das Mulheres é um projeto novo dentro da Unespar e está em fase de implementação. Sua principal proposta é pesquisar sobre a história das mulheres e como certas práticas femininas, dentre elas o trabalho, família, violência, cotidiano, sexualidade, entre outros, foram se estabelecendo ao longo da história.

A professora coordenadora do projeto, Dyeinne Cristina Tomé, pretende “levar aos alunos, professores, comunidade acadêmica e a todos os interessados na temática, o esclarecimento e a compreensão, sobre o modo como certos preconceitos, barreiras, tensões, violências e o próprio machismo, vivenciados na atualidade, foram se construindo e se estruturando em nossa sociedade”.

O Grupo de Estudos nasceu da necessidade e do “desejo de contar uma história, que por muitas vezes foi esquecida ou em muitos casos, silenciada ou distorcida por aqueles que as queriam ignoradas. Além de estudar, procuramos compreender que as tensões e as contradições vivenciadas pelas mulheres, nos mais variados espaços sociais, não são construções de nosso tempo, mas sim relações de desigualdade que foram se estabelecendo em diferentes épocas da história”, explica a professora Dyeinne.

Desta forma, projeto procura levar à compreensão de como a histórias das mulheres pode promover a abertura de novos caminhos e a busca por novas perspectivas, ao promover reflexões, debates, questionamentos, bem como, trazer respostas, formar leitores e pesquisadores, atrair interessados, romper barreiras e trazer à tona interpretações diversas acerca do papel da mulher nas sociedades passadas e contemporânea.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo