Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propedh discute inclusão e direitos humanos nos campi da Unespar

Propedh discute inclusão e direitos humanos nos campi da Unespar

Geral, ensino

por Marina Santos Daum publicado: 29/11/2022 11h53 última modificação: 29/11/2022 11h53

No início de novembro (9 e 10), a pró-reitora Andréa Sério, da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), proferiu palestras sobre inclusão social educacional nos campi de União da Vitória e de Paranaguá, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Em União da Vitória foi realizada a conferência de Abertura do XVIII Encontro Científico Pedagógico (ENCIPES) e XV Simpósio da Educação com o tema: Direitos Humanos, Educação e Processos Formativos: percursos de inclusão. Na palestra, Andréa Sério abordou o percurso de consolidação institucional dos processos de acesso, inclusão e permanência de pessoas com deficiência na Unespar. A conferência contou com a presença do Juiz da Vara da Infância, Juventude e da Família da Comarca de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, que falou sobre o percurso de inclusão social desenvolvido pela instância.

No campus de Paranaguá foi abordada a inclusão da pessoa idosa na perspectiva dos Direitos Humanos junto aos participantes da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). O foco da discussão foi a valorização social dos conhecimentos e experiências dessa fase da vida nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano. De acordo com a pró-reitora, os participantes idosos enfatizaram a importância de terem oportunidades de discutir, junto aos diversos grupos sociais, posicionamentos críticos sobre os estereótipos comumente associados à pessoa idosa, envolvendo preconcepções sobre produtividade, autonomia, sexualidade, dentre outros aspectos que historicamente subestimam o processo de envelhecimento, as experiências de vida e as necessidades desse grupo social.

Andreia também enfatizou os direitos da pessoa idosa a partir do Estatuto da Pessoa Idosa, as perspectivas de desenvolvimento dos processos de inclusão de pessoas idosas na Universidade e a importância da convivência entre saberes e visões de mundo oportunizadas pelo trabalho da Unati para toda a comunidade acadêmica da Unespar.