Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propedh lança Edital de Bolsa Permanência e Auxílio Alimentação para o ano de 2024

por publicado: 12/04/2024 22h12 última modificação: 13/04/2024 00h32

Estão abertas até dia 30 de abril, as inscrições para o Programa Especial de Bolsas Permanência e para o Auxílio Alimentação/2024, coordenados pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) da Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH) da UNESPAR.

As Bolsas Permanência e o Auxílio Alimentação/2024 fazem parte do conjunto de ações de assistência estudantil financiados com recursos próprios da UNESPAR, com a finalidade de promover a qualidade da permanência de estudantes de cursos de graduação da UNESPAR em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de apoio financeiro.

Prevê a concessão de 70 bolsas no valor de R$500,00 (quinhentos reais) mensais, pelo período de 8 meses (maio a dezembro), com o objetivo de auxiliar em gastos gerais necessários à permanência estudantil e 70 auxílios no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) mensais, pelo período de 8 meses (maio a dezembro), com finalidade de ajuda de custo para alimentação.

A seleção de estudantes inscritos(as) é realizada por comissão própria constituída em cada campus, com a participação de representantes estudantis. Os critérios de seleção são avaliados por meio da composição do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) da UNESPAR, desenvolvido por equipe multidisciplinar da PROPEDH, que contempla a avaliação de dados econômicos como a renda per capita e outros aspectos interseccionais à vulnerabilidade social e à evasão,  relacionados à identidade de cor, raça e etnia, gênero, à condição de pessoa com deficiência, percurso escolar, despesas com moradia, transporte, condições de saúde, à condição des gestante, ter filhos(as) menores de 6 anos, entre outras condições específicas.

A bolsa permanência e o auxílio alimentação podem ser acumulados com outras bolsas, como por exemplo, as bolsas do Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE), entre outros programas.

Para se inscrever é bem simples. Acesse aqui o Formulário de Inscrição , responda às questões solicitadas para a composição do IVS e anexe os documentos necessários no próprio formulário.

Acesse aqui o edital e em caso de dúvida entre em contato com a Divisão de Assuntos Estudantis do seu campus. Participe!