Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propedh lança projeto que dá início a ações de enfrentamento à insegurança alimentar

por Denise Ligmanovski publicado: 18/03/2024 17h01 última modificação: 19/03/2024 09h16

Lançado no dia 13 de março, no campus de União da Vitória, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o projeto de extensão Marmitas Solidárias: segurança alimentar e inclusão educacional.

O projeto tem por objetivo capacitar pessoas privadas da liberdade do sistema carcerário do município, para produzirem marmitas saudáveis, desenvolvendo conhecimentos em saúde, higiene, sustentabilidade ambiental, administração, finanças, reinserção social, nutrição, além de práticas de cocção em articulação com o Programa Alimenta União, da Prefeitura de União da Vitória. Em contrapartida, as marmitas produzidas no projeto colaboram para promover a segurança alimentar da comunidade daquele município e de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, do campus de União da Vitória.

A edição 2024 do projeto integra o Programa Institucional de Enfrentamento à Insegurança Alimentar, coordenado pela pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), da Unespar, e é realizado com a coordenação local do professor Charles Santiago, do campus de União da Vitória, em parceria com a Prefeitura de União da Vitória, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho da Comunidade, Polícia Penal do Paraná e Cadeia Pública de União da Vitória.

O projeto atende a uma demanda antiga do movimento estudantil e a Pró-Reitora da Propedh, professora Andréa Sério,  destacou a importância da ação para a Unespar e para a comunidade de União da Vitória: “O projeto combina desenvolvimento humano e capacitação de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, com uma solução imediata para o enfrentamento à insegurança alimentar entre estudantes daquele campus.”

Além do campus de União da Vitória, a Propedh desenvolveu um conjunto de ações para promover a segurança alimentar nos sete campi da Unespar, prioritariamente para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

As ações envolvem soluções diferentes em cada campus. Entre elas, estão o fornecimento de refeições subsidiadas a estudantes selecionados pelos critérios do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS), da Unespar e a implantação do Centro Comunitário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), do campus de Paranavaí, modelo pioneiro que integra no mesmo local uma cozinha escola com refeitório, moradia estudantil, espaço para pesquisa e extensão com foco em sustentabilidade socioambiental e uma horta comunitária. A ideia é fortalecer a interdependência do ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento social da região, ao mesmo tempo em que cria soluções para atender demandas prioritárias para a permanência estudantil na Universidade.

Compuseram a mesa de abertura a reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, a pró-Reitora da Propedh, professora Andréa Sério, o pró-Reitor de Gestão e Desenvolvimento, agente universitário Valderlei Garcia Sanches, o diretor do campus de União da Vitória, professor Alcemar Martello, a secretária Municipal de Assistência Social Cleonice Martinazzo Moller, o Juiz da 2ª Vara Criminal, da Comarca de União da Vitória, Emerson Luciano Prado Spak, o presidente do Conselho da Comunidade, Mauricio Rafael Cunha e o gestor da Cadeia Pública de União da Vitória, Tiago Arruda Nunes. A solenidade contou ainda com a apresentação do grupo de percussão Maracá, da Unespar.