Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propedh se reúne com representantes da UPE e do Movimento Estudantil da Unespar para discutir ações conjuntas

por publicado: 10/04/2024 13h31 última modificação: 10/04/2024 13h31

A Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, Profa. Andréa Sério, se reuniu no dia 26 de março, com o presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), João Scandolara, para tratar de assuntos de interesse da comunidade estudantil das universidades estaduais do Paraná. Na reunião, foram discutidas estratégias comuns de articulação política para o avanço da proposição de financiamento público de assistência e permanência estudantil em nível estadual e federal. Outra pauta trazida pelo presidente da UPE foi o apoio da Unespar às ações da Caravana da União Nacional dos Eestudantes (UNE), um evento com abrangência nacional que vai circular por todas as regiões do Brasil e que chega à Curitiba de 22 a 26 de abril.

A Propedh recebeu também as estudantes de Artes Cênicas do campus de Curitiba II, Letícia Minto Faria, Secretária Geral da UPE e Maria Luiza Devita,  Diretora de Universidades Públicas da UPE, que apresentaram a demanda de participação de estudantes da Unespar no 4º. Acampa Nacional, que será realizado em Brasília nos dias 30 de maio a 2 de junho. Letícia destacou a importância da participação da Unespar nesse movimento nacional de Levante Popular da Juventude e a Profa. Andréa Sério reiterou a relevância desse encontro que marca “o momento de fortalecimento do movimento estudantil da Unespar em seu papel político e social, para além dos muros da universidade”.

Nos dias 03 e 04 de abril, a reunião foi entre a Propedh, a Diretoria de Assuntos Estudantis, as Chefes de Divisão de Assuntos Estudantis  e representantes de DCEs e CAs dos campi de Campo Mourão e  Paranavaí, para tratar de assuntos referentes à articulação e renovação da representatividade estudantil  na estrutura dos DCEs e CAs daqueles campi, e sobre a organização do V Fórum Estudantil da Unespar que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto no campus de Paranavaí, conforme votação no último Fórum, realizado em Curitiba.

A Diretora de Assuntos Estudantis, Profa. Analéia Domingues, destacou que “o Fórum Estudantil é um espaço de participação cidadã e de representatividade estudantil  pois é pautado por estudantes e para estudantes da Unespar”.  A diretora explica que o papel da instituição no evento será de apoio à realização, com o transporte, alimentação e organização logística, enquanto a programação, eixos temáticos de discussão e produção de documentos são organizados por estudantes dos sete campi.

A estudante Marianne França, representante do movimento estudantil do campus de Paranavaí, destacou que a realização do Fórum é um momento importante “para a discussão de ideias de interesse estudantil e de exercício de cidadania na instituição”. As discussões realizadas resultam em materiais de registro, com proposições para ações institucionais, como foi o caso da criação proposição de criação da Propedh, resultante de demanda do movimento estudantil com carta produzida no III Fórum Estudantil realizado no campus de Campo Mourão me 2019. Os registros realizados nas edições do Fórum  estão disponíveis em https://propedh.unespar.edu.br/assuntos/forum

De acordo com a Prof. Andréa Sério, o Fórum Estudantil da Unespar é um movimento que  fortalece a educação democrática e crítica, e impulsiona diretrizes importantes para o desenvolvimento de políticas estudantis e de educação em direitos humanos na Unespar.