Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prova de Redação do Vestibular Especial da Unespar aconteceu no dia 06 de fevereiro

Geral, ensino

por Helio Sauthier publicado: 07/02/2022 14h48 última modificação: 05/07/2022 08h31

No último domingo (6) aconteceu a Prova de Redação do Vestibular Especial da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizada nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, seguindo todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19 estabelecidas pelas autoridades estaduais e municipais, bem como o Protocolo de Biossegurança da Universidade.

Esta edição especial oferta vagas remanescentes do processo seletivo de ingresso anterior que, em razão da pandemia de Covid-19, aconteceu por meio da nota do Enem de 2015 a 2020 e de vestibulares anteriores da Unespar.

Uma das participantes do Vestibular Especial foi Isaura Mitiko Shiroma, de 74 anos, que prestou o vestibular para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Paranaguá. Isaura salienta que “a motivação principal para participar é que eu tenho alguns projetos e gostaria de colocá-los em prática. Por eu ser idosa não me sentia valorizada, com baixa autoestima, então, estudando, tive outra visão do mundo, das pessoas, dos problemas. Como eu gosto de escrever também e faço experiência com plantas e já tenho experiência com grupo de idosos, preciso do curso superior para que todos conheçam a vida dos idosos e seus problemas e para servir como exemplo para os mais jovens também. O idoso ainda tem muita coisa para ensinar e aprender. Eu resolvi fazer o vestibular depois de ter cuidado de família, de ter criado filhos, mas meu começo na Unespar, foi com a Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI), foi quando fiquei mais incentivada ainda”, destacou Isaura.

A Prova de Redação contou com atendimento especial aos vestibulandos que solicitaram. Um deles foi Jaederson Martins Junior, que prestou vestibular para o curso de Pedagogia de Paranaguá. Jaederson, que contou com intérprete em Libras, explicou suas motivações – “Tenho contato aqui, meus amigos que já tem aprendido. Eu agradeço o empenho de ter intérprete e dar essa oportunidade para o surdo. Vou fazer essa redação em português, mas tenho livros também, espero que levem em conta as minhas dificuldades. Eu consigo, sou capaz, sai do magistério. A faculdade dá essa oportunidade de ser professor de libras, mostrar para os surdos o nosso potencial. Preciso de um guia intérprete por te Síndrome de Bosch. Eu queria saber, porque é importante para o meu conhecimento, para me tornar profissional, é importante para minha vida e meu desenvolvimento como futuro professor de Libras, mostrar para o surdo que podemos ensinar”, finalizou Jaederson.

Marcia Carolina de Carvalho Silva, também possui deficiência auditiva e prestou vestibular para o curso de Engenharia de Produção, também no campus de Paranaguá. A vestibulanda destaca que tinha interesse em fazer o curso em Curitiba, mas que os três filhos pequenos não permitiram que ela se ausentasse, e quando o curso de Engenharia de Produção foi ofertado na cidade, os filhos, o marido e o irmão a incentivaram a fazer o Vestibular da Unespar.

Sobre o processo seletivo, a coordenadora da Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), Aurea Viana de Andrade, avaliou que "esta etapa da Prova de Redação considero que foi positiva, sem nenhuma ocorrência e com uma margem de apenas 20% de ausentes, o que era esperado pela CCCV, em razão da pandemia".

O resultado dos/das aprovados/as para o Testes de Habilidades Específicas (THE), etapa exigida em alguns cursos dos campi Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, será divulgado no dia 17 de fevereiro. O THE acontecerá no formato presencial e remoto. No campus Curitiba I/Embap, o THE será nos dias 22 e 23 de fevereiro, no formato presencial para os seguintes cursos: Superior de Canto, Superior de Composição e Regência, Superior de Instrumento e Licenciatura em Música. No campus Curitiba II/FAP, por sua vez, o THE acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, no formato presencial para o curso Bacharelado em Artes Cênicas e no formato remoto para os seguintes cursos: Bacharelado em Dança, Licenciatura em Dança e Bacharelado em Música Popular.

O resultado do THE será divulgado no dia 28 de fevereiro e o resultado geral do Vestibular Especial, será divulgado no dia 7 de março.

Para mais informações sobre o Vestibular Especial, acesse o  site vestibular.unespar.edu.br.