Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPG abre seleção de projetos de IC & ITI para biênio 2024-25

PRPPG abre seleção de projetos de IC & ITI para biênio 2024-25

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 14/03/2024 14h22 última modificação: 18/04/2024 16h03

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com inscrições abertas até 8 de abril para a seleção de projetos aos programas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI) da instituição no biênio 2024-25.

A chamada se destina às modalidades voluntária e com bolsa, incluindo, no primeiro caso, os programas institucionais de Iniciação Científica (PIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Piti). No segundo, os institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e nas Ações Afirmativas (Pibic-Af), além do de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Discentes interessados em participar da seleção devem estar matriculados em curso de graduação da Unespar, possuir currículo na Plataforma Lattes atualizado em 2024, ter disponibilidade de dedicação - 20h ou 12h -, de acordo com a modalidade do programa, e não possuir vínculo empregatício. O postulante também precisa estar ligado a projeto de pesquisa institucional em andamento de orientador (na condição de coordenador ou membro participante) registrado na Divisão de Pesquisa e Pós-graduação do respectivo campus, com vínculo ao programa pretendido, seja de IC ou ITI.

Professores orientadores são os responsáveis por enviar os projetos a serem desenvolvidos pelos alunos e pelo preenchimento da pontuação do currículo Lattes atualizado para o ano corrente. Poderão se inscrever docentes em regime de trabalho T-40 ou TIDE, com titulação mínima de mestre, sendo efetivo ou CRES (exclusivamente propostas voluntárias e com coorientador efetivo da Unespar). Também é necessário estar adimplente junto aos programas de IC & ITI da Unespar e, a exemplo dos alunos, ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes.

Além dos requisitos acadêmicos, se demanda dos candidatos que a proposta seja apresentada no modelo de formulário anexo ao edital de seleção, contendo título diferente do projeto de pesquisa docente e distinta para cada projeto de IC & ITI a ser submetida.

Com o objetivo de facilitar o procedimento de envio de propostas, a PRPPG criou tutoriais para inscrição e exportação do currículo Lattes.

Para mais informações, consultar a página do PRPPG e o edital de seleção aos programas de IC & ITI da Unespar 2024-25.