Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPG realiza Segundo Seminário de Pós-Graduação

PRPPG realiza Segundo Seminário de Pós-Graduação

Geral, Pesquisa

por publicado: 10/04/2024 11h07 última modificação: 10/04/2024 11h07

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG, realizou o segundo Seminário de Pós-graduação nos dias 03 e 04 de Abril, no campus de Campo Mourão. O evento foi realizado exclusivamente para coordenadores dos programas de pós-graduação, no intuito de promover discussões que possam qualificar nossos PPGs.

Nesta edição, foram abordados temas importantes que poderão contribuir no fortalecimento e consolidação dos cursos de mestrado e no aprimoramento das propostas de doutorado. O evento contou com a participação do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEM, prof. Dr. Mauro Ravagnani, que compartilhou a experiência de uma instituição que possui uma quantidade expressiva de cursos de doutorado, inclusive em nível de excelência. Tivemos ainda a participação da Pró-Reitora da PROPEDH que promoveu um rico debate sobre assuntos estudantis na Pró-Graduação. Outro tema abordado foi a importância da Extensão na Pós-Graduação, que foi trabalhado pela pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Rosimeiri Cardoso juntamente com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEPG, professor Giovani Favero.

Convém destacar que nesta edição foi realizado o lançamento oficial da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR. A partir de agora, as teses e as dissertações produzidas pelos alunos dos cursos de mestrado e doutorado da UNESPAR, ficarão à disposição de quem utiliza a internet como forma de encontrar referência bibliográfica e obter conhecimento. Trata-se de um serviço semelhante ao disponibilizado por grandes instituições de ensino superior do país, como a Universidade de São Paulo (Usp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Molena, esta é uma grande conquista da Universidade, primeiro porque a CAPES considera como ponto positivo na avaliação dos PPGS a IES possuir um repositório institucional e, além disso, poderemos disponibilizar, de forma ampla, as produções acadêmicas que são concluídas na Universidade. O professor ressalta, também, que a iniciativa promove benefícios tanto para a Universidade quanto para os alunos, pois ambos ganharão mais visibilidade.

Em sua participação no Seminário, a Professora Rosimeiri Darc Cardoso, Pró-reitora de Extensão e Cultura da Unespar, ressaltou que, segundo o princípio da indissociabilidade, quando pensamos que a pós-graduação já conta com a presença do ensino e da pesquisa, fica evidente a ausência da extensão, muito embora algumas pesquisas já contemplem a extensão. Além disso, a presença da extensão favorece o diálogo com a sociedade ao mesmo tempo em que promove transformações tanto na sociedade quanto na universidade, quando revê suas práticas. Neste sentido, a Proec e a PRPPG têm dialogado e realizado algumas ações em conjunto, no sentido de atender, cada vez mais, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Para a Pró-reitora da Propedh, Professora Andréa Serio, o Seminário representou uma importante oportunidade de discussão das políticas afirmativas de acesso, assistência e permanência estudantil, bem como dos programas de inclusão educacional ofertados pela Propedh para o apoio de discentes e docentes da pós-graduação. Essas políticas de democratização do acesso, apoio à inclusão e promoção da assistência e permanência estudantil são dados relevantes para o planejamento estratégico dos programas de pós-graduação da Unespar, considerando o reconhecimento desses indicadores por agências de fomento, e o impacto positivo destes para o aumento do número de bolsas e para a avaliação dos programas de pós-graduação.

Para o Diretor de Pós-Graduação da PRPPG, Professor André Egg, foi um momento muito importante, de contato e troca de experiências. Cada PPG sozinho enfrenta seus limites e dificuldades, mas quando compartilhamos as experiências, avançamos muito mais. No evento deste ano, foi muito significativo aprendermos com a experiência das universidades mais consolidadas na pós-graduação, UEM e UEPG, cujos pró-reitores vieram conversar conosco. Foi também muito importante termos a colaboração com as pró-reitorias de Direitos Humanos e Assuntos Estudantis e de Extensão e Cultura da UNESPAR. A colaboração entre nossas pró-reitorias traz muitos ganhos para a pós-graduação. No evento, demos início ao processo de formulação da avaliação da pós-graduação, que irá subsidiar o envio de dados à CAPES. Esse processo é de importância estratégica para o encerramento do período quadrienal 2021-2024, pelo qual a CAPES irá nos avaliar e atribuir conceitos. Atingirmos um bom desempenho é fundamental para a continuidade da estruturação da UNESPAR como universidade. Quando temos esses eventos, eu fico impressionado com a qualidade e a capacidade dos nossos coordenadores de PPG. Colaborar com eles é muito gratificante. Acredito que estamos avançando muito e que vamos colher os frutos.

A reitora, Professora Salete Machado Sirino, destacou a importância do Seminário para a Pós-Graduação, tanto em relação aos temas discutidos que são muito relevantes, quanto pela demonstração de unidade entre as Pró-reitorias, colaborando entre si para promover cada vez mais os atuais programas de Pós-Graduação e qualificar as propostas de novos mestrados e doutorado que estão em estudo. O lançamento oficial da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unespar também é outra ação que merece destaque, visto que possibilita a consulta pública do que está sendo produzido, com muita qualidade, em todos os Programas de Pós-Graduação da nossa universidade. Muito trabalho está sendo desenvolvido visando ao crescimento da Pós-Graduação e o atendimento aos pós-graduandos e docentes.