Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Recepção a estudantes movimentam os sete campi da Unespar

Recepção a estudantes movimentam os sete campi da Unespar

Geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 31/03/2023 16h25 última modificação: 31/03/2023 16h25

Desde o início de março, os/as estudantes dos sete campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão se deslocando para todos os lados e salas de aula para cumprir as atividades propostas dentro da programação de recepção aos/às calouros/as e a quem estiver retornando à Unespar para o início das aulas.

Entre as atividades, a professora Patrícia Cunha, diretora de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (Propedh), destaca o Trote Solidário, que, segundo ela, “já é tradição em nossa Universidade como uma forma de recepcionar estudantes com ações que atendem tanto a comunidade interna, com a testagem rápida para diversas doenças, a doação de sangue, a escuta e o acolhimento psicológico, entre outras, quanto a comunidade externa, com as campanhas de arrecadação e doação de produtos variados a entidades municipais necessitadas, apresentações culturais, debate de temas de interesse estudantil, tour pelos campi, bate papo com egressos, apresentação de docentes, workshops e oficinas pedagógicas.” Patrícia destaca que as ações têm por objetivo fortalecer a formação social e humana dos/das estudantes com ações de cunho educacional e social.

Nos campi de Campo Mourão, Curitiba I/Embap e Paranaguá, o destaque foi a promoção de gincanas. Em Paranaguá, por exemplo, está sendo realizada até dia 6 de abril, a 1ª Gincal (Gincana Solidária dos/as Calouros/as da Unespar), que está arrecadando alimentos não perecíveis, produtos de higiene e material escolar em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Associação Casa Missionária. No campus de Curitiba I/Embap, a gincana vai até 28 de abril e visa angariar alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, entre outros, enquanto a do campus de Campo Mourão já foi finalizada.

No campus de União da Vitória, o destaque está no Trote Solidário, que tem por objetivo arrecadar qualquer tipo de ração para cães e gatos e em seguida doar para a Associação protetora independente Fabiana Forte e mais algumas protetoras individuais. As doações podem ser feitas até metade do mês de abril. Já em Paranavaí, o Trote Solidário acontecerá durante todo o ano e a arrecadação é de alimentos não perecíveis.

Dentro da programação de recepção aos/às calouros/as, o campus de Curitiba II/FAP desenvolveu diversas ações artísticas e culturais organizadas por estudantes e colegiados de cursos.

Todas as atividades foram elaboradas e realizadas por meio da parceria entre a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), Divisões de Assuntos Estudantis (Divas), direções de campus, Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs), representações estudantis e diferentes órgãos e entidades municipais.

Como fazer doações

Campus de Apucarana

Arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, fraldas geriátricas e óleo de cozinha.

De 24 a 28 de abril.

Coleta: Divisão de Assuntos Estudantis (Divas) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Campus de Curitiba I/Embap

Arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza.

Até 28 de abril.

Coleta: Caixas disponíveis na sede da Tiradentes (Rua Saldanha Marinho, 131) e na sede da Barão (Rua Barão do Rio Branco, 370).

Campus de Paranaguá

Arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e material escolar.

Até 6 de abril.

Coleta: DCE.

Campus de Paranavaí

Arrecadação de alimentos não perecíveis.

Durante o decorrer do ano.

Coleta: Divas e DCE.

Campus de União da Vitória

Arrecadação de ração para cães e gatos.

Até abril.

Coleta: DCE e entrada da Unespar.