Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Recepção de calouros deve seguir orientações institucionais

Recepção de calouros deve seguir orientações institucionais

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Mais de 3 mil novos alunos são esperados para este ano

O ano letivo de 2016 começará, oficialmente, neste mês de março na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A expectativa é que mais de 3 mil novos alunos iniciem as atividades acadêmicas nos 67 cursos de graduação da instituição. Visando orientar os campi sobre a acolhida dos calouros, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) enviou recomendação aos diretores dos Centros de Áreas.

De acordo com o documento, as atividades acadêmicas de recepção deverão ser programadas, organizadas e acompanhadas pelos Colegiados de Curso, com o apoio do respectivo Centro de Área. Os cursos ou centros podem organizar comissões específicas para tratar do assunto e devem incluir a participação de representantes dos estudantes.

Considerando a epidemia generalizada de dengue, zika e chikungunya, iniciativas de ações de combate a focos de criadouros do Aedes aegypti e de esclarecimento da população são uma das recomendações.

Também poderá ser reservado um espaço para a realização do “Rito de Passagem”, um conjunto de atividades de natureza acadêmica, científica, artística, cultural, esportiva e/ou recreativa, compatíveis com o ambiente universitário e a critério de seus organizadores. Nesse caso, as atividades deverão ser monitoradas por equipe de servidores designados pelas direções de Campus, a partir da solicitação dos organizadores.

O pró-reitor, professor Mário Athayde Junior, reforça que não serão admitidas quaisquer manifestações que possam ocasionar constrangimento, transtornos físicos ou morais aos calouros. “Transgressão às diretrizes estabelecidas, no interior da universidade, vão seguir as determinações do Regimento Geral da Unespar. Em situações ocorridas fora do ambiente da universidade, os envolvidos ficarão sujeitos às leis vigentes voltadas à segurança dos cidadãos. Nosso objetivo é que os alunos tenham uma acolhida fraterna e humanizada”, afirma.