Geral
Reitora da Unespar, Professora Salete Sirino, é indicada ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação
Geral
Ao longo de anos dedicados ao ensino, à pesquisa, à cultura e à gestão universitária, a professora e primeira Reitora eleita pela comunidade acadêmica da Unespar tem se dedicado à educação pública, gratuita e inclusiva.
Agora, essa caminhada ganha reconhecimento nacional com a indicação ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2026.
Instituído em 1998, o prêmio concede diploma de menção honrosa e medalha a três pessoas ou entidades cujos trabalhos mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
A homenagem, uma das mais importantes concedidas pela Câmara dos Deputados a personalidades e instituições ligadas à educação, foi proposta pelo deputado federal Beto Preto em reconhecimento a uma personalidade cuja história está entrelaçada à própria consolidação da universidade mais jovem do sistema estadual do Paraná.
Salete construiu seu percurso acreditando no poder transformador do ensino. Doutora em Letras, atua na educação pública desde 2003, além de acumular experiências como docente, pesquisadora, produtora cultural e cineasta, sempre vinculada à defesa do ensino público e da produção de conhecimento.
No documento de indicação encaminhado à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, destaca-se sua trajetória no ensino público e sua liderança à frente da Unespar, universidade multicampi e multirregional constituída por sete campi situados em seis cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba (com dois campi), Paranaguá, Paranavaí (e extensão Loanda) e União da Vitória. A Unespar é responsável pela formação de mais de 12 mil estudantes em mais de 80 cursos de graduação e 14 Programas de Pós-Graduação. O texto também ressalta sua atuação nas áreas de Letras, Cinema e Artes, além de seu pioneirismo como mulher em espaços de liderança acadêmica e cultural.
Ao receber a notícia, a Reitora manifestou emoção e gratidão pelo reconhecimento: "Recebo com imensa alegria a notícia da indicação de meu nome ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, pelo deputado federal Beto Preto, que tem uma respeitável trajetória como representante político do povo paranaense. Muito honrada por estar entre as 29 personalidades e instituições, com destacada atuação em prol da educação, indicadas a este tão relevante prêmio".
Mais do que uma homenagem individual, a indicação projeta nacionalmente uma história construída na universidade pública, na formação de pessoas e na defesa da educação responsável pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E esse reconhecimento alcança não apenas uma educadora, mas toda uma comunidade universitária que tem atuado em prol do fortalecimento e do desenvolvimento da Unespar ao longo dos anos.
Fonte: Gabinete da Reitoria




