Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria e equipe de pró-reitorias realizam reuniões nos campi da Unespar

Reitoria e equipe de pró-reitorias realizam reuniões nos campi da Unespar

por Marina Santos Daum publicado: 23/08/2023 06h59 última modificação: 23/08/2023 06h59

A equipe da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) esteve no campus de Campo Mourão, nesta segunda-feira (21), para uma reunião com a comunidade acadêmica, que teve como objetivo apresentar as ações já realizadas pelas pró-reitorias, aquelas que estão em curso e as que estão no planejamento. Além disso, o encontro tem por objetivo ouvir as demandas e sugestões que emanam da comunidade acadêmica. O encontro faz parte de um cronograma de reuniões que serão realizadas neste semestre em todos os campi da Unespar, cumprido as recomendações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, para estabelecer diálogo entre as partes.

Em Campo Mourão, foram realizadas três reuniões, das quais duas delas com estudantes, sendo uma no período da manhã e outra no período da noite, e com agentes e docentes no período da tarde. Também foram feitas reuniões com a Pós-Graduação para ouvir as demandas e buscar as soluções.

As reuniões tiveram início com a recepção do diretor e vice-diretora do campus, professor João Marcos Borges Avelar e professora Ceres América Ribas, seguindo-se a fala da reitora, Salete Machado Sirino, que apresentou a metodologia do encontro e explicou a razão dessa ação. Na oportunidade, a Coordenadora do Processo de Elaboração do PDI em vigência, Professora Áurea Viana de Andrade, apresentou o portal com a publicação do documento e fez referência à sua importância para o atendimento dos objetivos e das metas estabelecidas de forma democrática e com a participação de todos os segmentos da Universidade.

Em seguida, cada representante das pró-reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (PPRPG), Extensão e Cultura (Proec) e Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), teve a oportunidade de apresentar as suas ações. Na sequência, houve um momento para ouvir as demandas, dúvidas e sugestões vindas da comunidade acadêmica de Campo Mourão, bem como as respostas e os encaminhamentos dados pela equipe da reitoria.

Ao final de cada encontro a reitora agradeceu a participação dos/as agentes, docentes e estudantes e ressaltou a relevância de estabelecer este diálogo e manter a transparência das ações.

Para o diretor do campus de Campo Mourão, “a reunião realizada com estudantes, agentes e docentes no campus de Campo Mourão foi um importante momento para fortalecer o processo democrático na nossa Universidade. Foi um espaço para debater sugestões. Também foi uma oportunidade de estudantes, agentes e docentes conhecerem melhor as ações da reitoria e pró-reitorias da Unespar.”

Segundo a vice-diretora do campus, essas reuniões presenciais nos campi da Unespar demostram os esforços da gestão em discutir, coletivamente, as ações já executadas, as ações em curso e o planejamento para o próximo ano. “Ouvir docentes, agentes universitários e, principalmente, discentes é de suma importância para a organização da nossa Universidade, além de ser um direito dos/as nossos/as estudantes de conhecerem o funcionamento e as políticas em curso, dentro da instituição”.

Estiveram presentes na reunião que aconteceu no campus de Campo Mourão: a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; o pró-reitor da PRPPG, Carlos Alexandre Molena; a pró-reitora da Proec, Rosimeire Darc Cardoso; a pró-reitora da Propedh, Andrea Serio; o diretor de Registros Acadêmicos (DRA), Ericson Raine Prust, a diretora de Programas e Projetos, Maria Ivete Basniak e o diretor de Ensino, Marcos Dorigão, representando a Prograd; a chefe de gabinete da reitoria, Ivone Ceccato; a assessora do gabinete, Glaucia Regina Barros Orlandine; o diretor e a vice-diretora do campus de Campo Mourão, professor João Marcos Borges Avelar e professora Ceres América Ribas.