Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Regulamentado processo para promoção de professor associado

Regulamentado processo para promoção de professor associado

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Unespar publicou resolução com as normas para ascensão de professores

A ascensão de professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para a classe de associado deve seguir regulamento próprio. O documento com as especificações para foi publicado nesta quinta-feira, 22.

De acordo com o regulamento, a solicitação da promoção de classe deverá ser formalizada no protocolo geral dos campi, mediante apresentação de requerimento ao colegiado do curso e apresentação do currículo Lattes.

A mudança será concedida aos professores adjuntos que estejam no nível D por no mínimo dois anos e tenham comprovação do grau de livre docente ou comprovação do grau de doutor, aprovação de trabalho científico e memorial descritivo, conforme previsto no regulamento, com defesa pública e banca examinadora.

Além das atribuições da classe de professor adjunto, o professor associado deve atuar na consolidação de uma linha de pesquisa e elaboração de uma proposta teórico-metodológica em sua área de conhecimento, participação em concurso público para a classe de professor adjunto ou professor associado e atividades de pós-graduação.

Como apresentado no documento, a carreira do magistério da Unespar é composta por cargos de professor de Ensino Superior estruturados em cinco classes: auxiliar, assistente, adjunto, associado e, por último, titular.

A íntegra do regulamento está disponível no site da Unespar e pode ser consultado em Resolução 006/2016-Reitoria/Unespar.