Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resultado de Projeto de Extensão que aborda a temática da Educação Ambiental na Escola é organizado como Material Didático pelo Curso de Geografia do campus de Paranavaí

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 19/01/2022 12h57 última modificação: 05/07/2022 08h31

O resultado do Projeto de Extensão intitulado “Geografia em Curso: Educação Ambiental Na Escola”, realizado pelo curso de Geografia do campus de Paranavaí, durante o ano de 2021, foi organizado em um Material Didático para as escolas da rede básica. A publicação é fruto do curso de extensão ministrado pelo acadêmico Luiz Felipe de Souza Santos, aluno do 2º ano do curso de Geografia, sob a orientação da Professora Dra. Fernanda Perdigão Toniol, da disciplina de Metodologia e Aplicabilidade da Extensão.

O referido projeto resulta de uma pesquisa exploratória, em que foi utilizado um levantamento bibliográfico em livros, artigos e periódicos com o objetivo de analisar a importância da Educação Ambiental como instrumento de construção de valores e cidadania na promoção da preservação do meio ambiente no ambiente escolar.
O autor esclarece que “o professor, através do trabalho interdisciplinar a partir de projetos de ensino e conteúdos adequados aos desafios da problemática ambiental irá desenvolver a conscientização dos alunos e estimular a reconstrução da relação sociedade-natureza. Sendo assim, partimos da premissa que, comunidade escolar e educadores têm a responsabilidade de construir conhecimentos para conscientização do exercício da cidadania através de diferentes alternativas de preservação e recuperação do meio ambiente, visto que, cada situação-problema requer um entendimento de causa específico para se chegar a uma possível solução”, conclui.

O material, destinado especialmente aos docentes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e acadêmicos na área da Educação, tem como objetivos específicos:
- Compreender conceitos relacionados as temáticas meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.
- Proporcionar a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas de preservação e recuperação ambiental.
- Apresentar modelos e práticas de ações de preservação e recuperação ambiental no ambiente escolar.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PUBLICAÇÃO.