Geral
Reunião de Trabalho da Proec com as divisões de extensão e cultura alinha ações para 2025
geral, extensão
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) se reuniu, no dia 2 de abril, com os chefes das Divisões de Extensão e Cultura (DEC) dos campi, em Apucarana, para alinhamento das ações a serem desenvolvidas durante 2025.
Dentre os pontos tratados, estavam os editais das ações vinculadas à Proec, o andamento da elaboração da Política de Arte e Cultura da Unespar e o acompanhamento e avaliação dos projetos em andamento por meio de indicadores e relatórios. Também foram discutidas algumas ações propostas no PDI 2023-2027, as quais serão retomadas no próximo encontro, em maio.
Um dos pontos recorrentes no diálogo foi a necessidade de orientação aos proponentes das ações de extensão de que sejam referendadas pela comunidade externa, “visto que, um dos requisitos das diretrizes da extensão é o impacto na transformação social, pela sua atuação dialógica, isto é, extensão não é ‘para’ a comunidade, mas ‘com’ a comunidade”, esclarece a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Rosimeiri Darc Cardoso.
Segundo a pró-reitora, também foram apresentadas algumas ações que estão em andamento na área da cultura, como a seleção dos bolsistas BIPAC, que teve 90 inscritos para 18 bolsas de R$700,00 por 6 meses, o Edital para os bolsistas de Gestão Cultural (3 bolsas), por 12 meses, do mesmo valor e a organização do 2º Festival de Arte e Cultura (Festar), da Unespar, que será realizado em Paranaguá, em junho.
Além dos pontos de pauta propostos pela Proec, foi aberto um espaço para a participação do pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd), professor Marcos Dorigão, e a diretora de Ensino, Professora Eliane Paganini, para esclarecimentos e orientações sobre as alterações a respeito das Ações de Curricularização da Extensão nos cursos de Licenciaturas (Resolução CNE 04/2024).
Para Rosimeiri Cardoso, “a Divisão de Extensão e Cultura é uma extensão da Proec, no campus, razão pela qual é necessário ter momentos de trocas e de orientações para que as atividades sejam desenvolvidas a contento. Além disso, os chefes das DECs mantêm contato direto com professores, agentes e estudantes, atuando na orientação e disseminação de informações sobre a extensão e a cultura. Desta forma, o diálogo entre as instâncias é fundamental.”
Para acesso aos editais abertos pela Proec, clique aqui.