Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião do Fórum de Licenciaturas da Unespar conclui proposta de texto das Políticas de Formação de Professores e Professoras para a Educação Básica da Unespar

Geral, Ensino

por publicado: 04/04/2024 10h36 última modificação: 04/04/2024 14h14

Em encontro no dia 21 de março de 2024, o Fórum de Licenciaturas da Unespar concluiu a proposta do texto das Políticas de Formação de Professores e Professoras para a Educação Básica da Unespar. O encontro virtual organizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) reuniu docentes e estudantes dos cursos de licenciatura de todos os campi da Unespar para concluir os trabalhos iniciados em 2023 pelo Comitê Institucional de Acompanhamento das Políticas de Formação de Professores para a Educação Básica da Universidade Estadual do Paraná (Portaria 250/2023-Reitoria), apreciado no encontro presencial do Fórum de Licenciaturas da Unespar em Curitiba, que contou com mais de 250 participantes.

No encontro de 2023, os participantes, representantes dos colegiados dos cursos de Licenciatura, representantes discentes, as Coordenações Institucionais de PIBID e RP e os discentes desses programas, representantes da APP Sindicato e das Secretarias Municipais de Ensino puderam apreciar o texto base elaborado pelo Comitê, fazendo discussões e sugestões em grupos de trabalhos (GTs). O trabalho dos GTs foi em parte apreciado e deliberado pela Plenária dos congressistas naquele mesmo encontro.

Agora, nesse segundo encontro (21/03), os mais de 270 participantes discutiram e deliberaram as sugestões encaminhadas pelos GTs, assim como puderam contribuir com outras questões não abordadas pelos grupos no primeiro encontro do Fórum. Desse modo, ultimou-se o texto das Políticas de Formação de Professores e Professoras da Unespar para a Educação Básica que seguirá para análise e deliberação dos Conselhos Superiores da Unespar, os órgãos máximos representativos da comunidade da Unespar.

Para a equipe da Prograd, responsável por organizar os eventos, esse é um trabalho fundamental para o fortalecimento dos cursos de licenciatura, uma vez que dele depreendem políticas institucionais para a formação que ofertamos em nossos cursos. A equipe destaca ainda que a participação massiva dos representantes dos cursos nos encontros do Fórum sinaliza que a comunidade da Unespar está atenta ao tema e comprometida com as ações de valorização da profissão docente.

A Profa. Salete Sirino, Reitora da Unespar,  parabeniza a organização do Fórum e o compromisso de docentes, estudantes e agentes universitárias(os) nesse processo.  Enfatiza que o trabalho do Fórum, baseado no diálogo e na construção coletiva do texto, demostra o amadurecimento da Unespar como instituição democrática.  Para a reitora, o texto das Políticas de Formação Docente da Unespar, previstas no PDI desde 2018 e reiteradas pelo PDI 2023-2027, obteve a chancela da comunidade dos cursos de licenciaturas que participou dos encontros do Fórum e,  chegará aos Conselhos com essa marca.