Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião entre Unespar e Tecpar busca parcerias envolvendo arte e tecnologia

Geral

Reunião entre Unespar e Tecpar busca parcerias envolvendo arte e tecnologia

geral, ensino

por Denise Ligmanovski publicado: 10/04/2025 11h50 última modificação: 10/04/2025 13h01

No dia 9 de abril, a reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Paulina Machado Sirino, e o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Celso Kloss, reuniram-se na sede do Tecpar, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), juntamente com a assessora da presidência do Instituto, Tânia Maria Mello de Carvalho, a diretora do campus de Curitiba II/FAP, Noemi Ansay, a coordenadora do mestrado profissional em Artes, Solange Stecz, e os professores-pesquisadores Álvaro Borges e Marcos Camargo, para apresentarem projetos que envolvem arte e tecnologia, com a finalidade de firmarem acordos de cooperação entre as instituições.

Após a apresentação inicial realizada pela reitora, o professor Álvaro Borges fez uma explanação acerca do Projeto IBATS – destacando que planeja construir no Paraná o primeiro Instituto Brasileiro de Áudio e Tecnologia Sonora, para permitir pesquisas avançadas na área de acústica e novas tecnologias relacionadas ao som.

No contexto de arte e tecnologia, Noemi Ansay abordou sobre a relevância das ações de inclusão em arte, que são abarcadas pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, o Profei, a partir do curso de Musicoterapia.

A professora Solange Stecz apresentou o mestrado profissional em Artes, destacando a pesquisa dos docentes e discentes, dando ênfase à grande produção relacionada com tecnologias avançadas. Como coordenadora da equipe que está elaborando uma proposta de doutorado em Artes, argumentou sobre a relevância da parceria que promova a intrínseca relação entre arte e tecnologia para o projeto que será apresentado à Capes.

O professor Marcos Camargo destacou as pesquisas a serem desenvolvidas no futuro doutorado, cuja missão principal será a formação de pesquisadoras(es), professoras(es) e realizadoras(es) de distintas áreas artísticas especializadas(os), para se pensar a tecnologia a partir de um ponto de vista artístico.

Para a reitora, “criatividade e inovação são as qualidades básicas de qualquer desenvolvimento artístico, motivo pelo qual a tecnologia tem muito a ganhar tendo a arte como sua aliada”.

Dada a relevância dos projetos, o presidente do Tecpar colocou-se à disposição da Unespar para dar início aos convênios e documentações necessárias para celebrar estas parceiras que muito interessam ao Instituto.