Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SECC, SETI e Unespar promovem aula inaugural da Residência Técnica e Curso de Especialização em Gestão Cultural

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 09/03/2022 15h47 última modificação: 05/07/2022 08h31

Na manhã do dia 9 de março, ocorreu, na Superintendência Geral da Cultura do Paraná, a realização da aula inaugural da Residência Técnica e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão Cultural.

Tal projeto constitui uma proposta de capacitação oferecida a recém graduados e a servidores da administração pública do Paraná, como agentes e administradores da Cultura, pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com a Secretaria de Comunicação Social e da Cultura do Paraná (SECC) e com a Universidade Virtual do Paraná (UVR).

Participaram da abertura do evento, Luciana Casagrande Pereira, superintendente Geral da Cultura, Capitão Diego de Oliveira Nogueira, diretor geral da SECC, representando o secretário de Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, Salete Machado Sirino, reitora da Unespar, e Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A residência técnica e o curso de Especialização em Gestão Cultural são coordenados por Marila Anibelli Vellozo e Kety Carlos De March.

Em sua fala, a reitora ressaltou: "para a Unespar, é uma grata satisfação estarmos juntos com a SETI e a SECC na realização do Programa Residência Técnica e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Cultural. Assumimos uma grande responsabilidade neste projeto, não só por causa da seriedade com que tratamos o ensino, a pesquisa e a extensão em nossa universidade, mas também porque cerca de 20% de nossos cursos de graduação são para formação na área de Artes, além de contar com 3 programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) voltados a esta área.  Entendemos que há uma lacuna para a formação de gestores culturais, para capacitar as pessoas que já atuam nos espaços da cultura, assim como para aqueles que querem ingressar nesta carreira. Trabalhar com a cultura tem os seus desafios. Quem atua nesta área, sabe as dificuldades que são postas a cada dia".

A aula inaugural contou com a participação do Prof. Dr. Humberto Cunha Filho, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), que proferiu a palestra “Mário de Andrade: um poeta fazendo leis”, transmitida pelo canal Cultura Paraná no Youtube. Durante o evento, aconteceu ainda a apresentação do Belas Trio, grupo de música instrumental do Campus de Curitiba I – Embap – da Unespar, formado por Eduardo Lobo, Jean Pscheidt e Gabriel Morigi.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A AULA INAUGURAL

Também participaram do evento, representantes da equipe gestora da SECC, da SETI e da Unespar, além de estudantes, agentes e docentes.