Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de TCC internacional da Unespar acentua conexões entre Angola, Argentina, Brasil e Moçambique

Geral

Semana de TCC internacional da Unespar acentua conexões entre Angola, Argentina, Brasil e Moçambique

Geral, Pesquisa

Evento foi marcado por debates e apresentações de monografias de pesquisadores dos quatro países
por Fábio Candido dos Santos publicado: 11/09/2025 16h57 última modificação: 11/09/2025 17h39

A Semana de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da pós-graduação lato sensu internacional Conhecimentos e Associações entre Angola, Argentina, Brasil e Moçambique promoveu, de 2 a 5 de setembro, o debate e apresentação de monografias de pesquisadores e pesquisadoras dos países envolvidos na especialização.

A diversidade de temas, a riqueza metodológica e a reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos que atravessam as quatro nações deram o tom do evento. Realizada remotamente, a Semana proporcionou a abordagem de questões ambientais, como as descobertas de novas espécies de anfíbios, até discussões sociais, como a violência policial de gênero e os impactos do neoliberalismo na educação.

Aurea Andrade Viana de Andrade, professora e coordenadora do curso, identificou na iniciativa a possibilidade de consolidação de um novo paradigma nas relações acadêmicas globais.

“A Semana de TCC demonstra como é possível estabelecer uma relação horizontal entre países e instituições baseada no respeito à diversidade cultural, na troca de conhecimentos e na criação de novas formas de trabalho coletivo internacional”, afirmou. 

Na prática, essa dinâmica se materializou no evento por meio da transversalidade cultural e acadêmica, com pesquisas sobre as conexões do tango no Sul Global, políticas públicas para a diversidade linguística, além de parcerias internacionais que mostraram como a cooperação entre países pode produzir conhecimento inovador e transformador.

Outro diferencial da Semana foi a organização de bancas internacionais por docentes de diferentes formações e experiências, ampliando a qualidade das análises e contribuindo para a consolidação da pós internacional como um espaço de diálogo acadêmico sem fronteiras.