Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário analisa atuação do PPGSeD, promove autoavaliação e apresenta planejamento estratégico

Geral

Seminário analisa atuação do PPGSeD, promove autoavaliação e apresenta planejamento estratégico

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 15/12/2023 16h01 última modificação: 18/12/2023 13h31

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do campus de Campo Mourão, realizou, no início deste mês (4 e 5), o I Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGSeD, reunindo discentes e docentes com o objetivo de apreciar a atuação geral do Programa e analisar o relatório quadrienal passado, elaborado pela Capes entre 2017-2020, além de promover uma autoavaliação de desempenho no atual (2021-2024).  

Ana Paula Colavite, coordenadora do PPGSeD, destacou o fato de a autoavaliação proporcionar o estabelecimento do diálogo e da reflexão coletiva acerca do papel do Programa na formação de mestres e o vislumbre dos desafios que enfrentará nos próximos anos, visando à excelência do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias. “Na autoavaliação refletimos sobre nossos pontos positivos (que são muitos) e nossas fragilidades, identificamos pontos fundamentais para nosso planejamento futuro e as ações que o curso desenvolverá a partir do ano que vem”, explica. 

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, também esteve presente ao evento e exaltou o papel do programa, valorizando os resultados obtidos no último período aferido. Salete fez um relato sobre as ações que a gestão tem realizado para o fortalecimento da pós-graduação, dentre elas, em prol da designação de agentes universitárias(os) efetivos para o atendimento das secretarias dos programas, a implementação da editora da Unespar, a tramitação para aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do regulamento para capacitação docente de modo a viabilizar contratação de docentes em regime especial (CRES) para substituições de professoras(es) efetivos para usufruírem de licença capacitação em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, a aquisição de um veículo por campus para priorizar demandas da pesquisa e pós-graduação e ações extensionistas.  

Diante do balanço apresentado pelo Seminário, Colavite ainda ressaltou a importância das interações promovidas pela coletividade acadêmica no tocante ao futuro do Programa. “O engajamento e o apoio de todos os envolvidos serão fundamentais para o sucesso do curso e para que possamos ampliar e qualificar cada vez mais nossa atuação na sociedade e na formação dos mestres e mestras em Sociedade e Desenvolvimento”. 

Entre as questões discutidas para a quadriênio atual, mostraram-se emergenciais a expansão de fronteiras de atuação do Programa e o fortalecimento de vínculos com a sociedade por meio da oferta de seminários avançados, minicursos e eventos de extensão que visem a uma contribuição mais significativa para a sociedade.  

Já em relação aos desafios, o PPGSeD enfrentará a tarefa de desenvolver uma proposta consistente de implementação de um curso de doutorado nos próximos anos, o que requer uma autoavaliação ampla, considerando os ajustes necessários em diversos aspectos do Programa. 

PPGSeD, cujo mestrado obteve nota 4 na última avaliação da Capes, além de ter incorporado cinco docentes efetivos e três colaboradores a seu quadro em 2022, conta com duas linhas de pesquisa e abrange a atuação de docentes de diferentes áreas do conhecimento, oferecendo uma formação interdisciplinar. Nesta perspectiva, o programa tem agregado estudos que abordam o fenômeno humano no que tange a processos socioculturais, instituições, formação de políticas públicas e produção e ocupação do espaço. 

Além da reitora, ainda estiveram presentes ao Seminário o diretor e a vice-diretora do campus, João Marcos Avelar e Ceres Ribas, os diretores André Egg (Pós-graduação) e João Henrique Lorin (Centro de Ciências Humanas e da Educação), docentes, egressos e mestrandos.