Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sou + Unespar fecha ciclo de conversas com Núcleos Regionais de Educação em Apucarana

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 12/04/2024 17h09 última modificação: 12/04/2024 17h09

O Programa Sou + Unespar, representado pela coordenadora geral, Patrícia Cunha, e pelo docente José Ricardo dos Santos, e em companhia da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Rosimeiri Darc Cardoso, fecharam, em Apucarana, no último dia 8, a rodada de conversas com Núcleos Regionais de Educação (NREs) das cidades nos quais a instituição está presente.

Em um ciclo de visitas iniciado em fevereiro deste ano, Cunha e Darc se reuniram com NREs das cidades de Paranaguá, União da Vitória, Curitiba, Campo Mourão e Paranavaí com o objetivo de alinhar estratégias na divulgação do papel transformador da universidade pública e da oferta de cursos da Unespar em colégios da rede estadual.

Na oportunidade, a equipe da Universidade foi recebida por Vladimir Barbosa da Silva, chefe do NRE de Apucarana, Patricia Cristina de Marchi, assistente técnica, e Carla Coccia, responsável pelas ações referentes aos programas de acesso à universidade do órgão.

A visita teve como objetivo apresentar e discutir aspectos de projetos em andamento no Programa, como as mudanças planejadas para o Aulão de Revisão do Vestibular/Enem e a Mostra de Profissões 2024, além de novas iniciativas em desenvolvimento – de base extensionista –, como o + Unespar na Escola e + Unespar Cast.

No encontro em Apucarana, a parceria existente entre o NRE e o Sou + Unespar foi ressaltada, principalmente em relação aos Aulões de Revisão, uma vez que foi de reunião semelhante com o órgão que a ideia se originou.

“O projeto dos Aulões on-line surgiu de uma reunião que fizemos em 2021 com o professor Vladimir, egresso da Unespar. Nesse dia, discutimos como poderíamos contribuir ainda mais para o ingresso de estudantes por meio de uma preparação de qualidade para o Vestibular Unespar e para o Enem. Construímos o projeto e o colocamos em prática. De lá para cá, a ação só cresceu e, hoje, os Aulões de Revisão atendem todos os NRE onde se situam os campi da Unespar”, relembrou Cunha.

Neste contexto, a coordenadora geral do Programa e a pró-reitora da Proec destacaram a importância da construção coletiva dos projetos a partir de vivências de cada região, escola e campus da Unespar. A discussão contou ainda com contribuições de Santos, o outro membro da equipe do Sou + Unespar presente ao encontro, com base na experiência de sala de aula e de gestão do docente na direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do campus de Apucarana da Unespar.

O grupo ainda deliberou formas de diagnosticar demandas estudantis e viabilizar a aplicação de projetos do Programa, levando em conta sugestões do chefe do NRE, a partir das necessidades da rede pública de ensino.

Todas as ações discutidas reiteram o compromisso da Unespar com o ensino público, gratuito e articulado à comunidade, bem como a necessidade de ações promotoras da união em prol da qualidade da educação pública, como a visita ao NRE de Apucarana.