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Trabalho de bibliotecários da Unespar sobre graffiti, decolonialidade e memória é premiado no 25º ENANCIB
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Entre os dias 3 e 7 de novembro, as bibliotecárias Lucilene Aparecida Francisco (Campus de Apucarana) e Liane Cordeiro da Silva (Campus de Campo Mourão), e os bibliotecários da Fábio Rogério Batista de Lima (Campus de Paranaguá) e Mauro Cândido dos Santos (Campus de Curitiba I) participaram do 25º Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB), realizado na cidade do Rio de Janeiro. O evento teve como tema central “Informação, Decolonialidade e Direitos Difusos para o Desenvolvimento Sustentável”.
Durante o encontro, o grupo apresentou o trabalho intitulado “Apreendendo com as paredes: graffiti, decolonialidade e memória”, que discute como a arte urbana pode contribuir para o debate sobre decolonialidade e memória, ressignificando espaços e promovendo novas formas de expressão e registro cultural que valorizam saberes e experiências locais.
A pesquisa foi apresentada no Grupo de Trabalho 10 – Informação e Memória, que reúne estudos inter e transdisciplinares voltados à Ciência da Informação e à Memória Social. O trabalho conquistou o segundo lugar entre mais de 60 pesquisas apresentadas ao longo da semana, recebendo excelentes avaliações dos pareceristas e destacando-se pela originalidade da abordagem, consistência teórica e relevância social da temática.
Em breve, o trabalho poderá ser acessado nos anais do evento e também na Revista Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação (TPBCI), disponível em: https://revistas.ancib.org/tpbci/issue/view/35.
“Estamos muito gratos pela oportunidade. Foi um momento incrível de aprendizagem, trocas de saberes e experiências e de grande crescimento pessoal e profissional para todos nós, experiências que certamente irão reverberar por toda a comunidade Unespar por meio de suas bibliotecas”, destacaram os participantes.
A participação dos bibliotecários da Unespar no ENANCIB reforça o comprometimento institucional com a qualificação profissional, a pesquisa, a inovação e o fortalecimento da produção científica, além de destacar a relevância da atuação desses profissionais na interface entre informação, cultura e memória.




