Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Última sessão do COU de 2023 foi realizada no dia 14 de dezembro

Geral

Última sessão do COU de 2023 foi realizada no dia 14 de dezembro

Geral, ensino

por publicado: 15/12/2023 13h28 última modificação: 19/12/2023 13h38

O Conselho Universitário (COU), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), se reuniu nesta quinta-feira (14), na última sessão do ano de 2023, com uma pauta bastante diversa.

Dentre os destaques da pauta do Conselho, está a criação do curso de bacharelado em Agronomia na Unespar, campus de Campo Mourão. Conforme destacado no parecer da Câmara de Ensino, ressalta-se que “a proposta de criação do curso de Agronomia na Unespar, campus de Campo Mourão, é fruto de amplo debate interno e de consulta pública realizada com a comunidade regional que elencou o curso como prioridade”.

Outro destaque da reunião foi a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 da Unespar, que organiza a divisão do orçamento, trazendo uma inovação denominada ‘retenção’, que agrega as despesas que são comuns a todas as unidades, tais como contratos de sistemas, correios e combustível. Além do Fundo para Contingência destinado a políticas que emergem do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e da Avaliação Institucional.

Além do Orçamento, o Conselho aprovou regulamento de rateio de Outras Despesas de Custeio (ODC) - fonte 500. Segundo o Pró-reitor de Planejamento (Proplan), da Unespar, professor Sydnei Kempa “[...] a aprovação do regulamento pelo COU passa a ser um divisor de águas para a gestão em todos os seus níveis, visto que tem como princípio a autonomia das unidades e, por isso, maior responsabilidade na organização e execução do orçamento, exigindo qualificação permanentemente de todos os envolvidos. Outro princípio fundante do regulamento é ratificar a importância das decisões colegiadas. Desse modo, a organização e execução do orçamento assentam-se na transparência e na isonomia.”

Além do regulamento incorporar várias inovações já praticadas na LOA 2023 e 2024 (transitórias), ele apresenta uma série de elementos novos. Kempa conclui afirmando que “[...]a aprovação de um regulamento, que tem caráter perene, oferecerá a segurança desejada por todos que defendem a universidade pública e a boa aplicação de seus recursos”.

A reitora da Unespar e presidente do Conselho, Salete Machado Sirino, encerrou a reunião agradecendo o trabalho responsável das Câmaras do COU, que durante todo o ano trouxeram para apreciação pareceres estruturados, responsáveis e propiciando o amplo debate de pautas de interesse institucional. A professora Salete também agradeceu a participação de todos os conselheiros e conselheiras do COU pelo compromisso com o debate democrático e respeitoso dos processos da nossa Universidade.