Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar alcança conceito 4 pelo MEC

Unespar alcança conceito 4 pelo MEC

por Denise Ligmanovski publicado: 05/04/2024 17h24 última modificação: 08/04/2024 09h39

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebeu conceito 4 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Unespar, nos anos de 2018, 2019 e 2021, alcançou nota 3 nas avaliações do INEP/MEC, alçando, agora, na avaliação de 2022, para a nota 4.

O IGC é um indicador que avalia os cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), numa escala de 1 a 5, em relação a todas as instituições de ensino superior do País, e corresponde à média das notas do Conceito Preliminar de Curso (cursos de graduação) e dos conceitos CAPES dos cursos de programas referentes às pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

Instituições de ensino superior com programas de pós-graduação bem estruturados, com corpo docente qualificado e produção científica relevante, tendem a proporcionar melhor desempenho no IGC. Isso ocorre porque a avaliação da pós-graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é um dos indicadores considerados na composição do IGC. O crescimento e a qualificação dos cursos de pós-graduação e o avanço da pesquisa, aliados à extensão, no atendimento à sociedade, têm se configurado como pilares fundamentais no fortalecimento do ensino de graduação da UNESPAR, o que refletiu sobremaneira no IGC 4.

No Paraná, foram 1.963 cursos de ensino superior em 145 instituições públicas e privadas avaliadas. Entre as instituições de ensino superior estaduais do Paraná, com conceito 4, estão a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Apenas 53 instituições de ensino superior estão classificadas com conceito 5, sendo duas universidades públicas do Paraná, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com as notas obtidas, as Universidades Estaduais do Paraná figuram entre os 27% que obtiveram notas 4 ou 5, entre as instituições avaliadas.

Para a Reitora da Unespar, Profa. Salete Machado Sirino, “a melhora no índice de avaliação da Unespar é resultado do trabalho coletivo e da visão de planejamento estratégico de nossas equipes, em conjunto com discentes, docentes e agentes universitários/as, o que possibilitou a implementação e consolidação de políticas institucionais nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão de forma transversal ao investimento institucional na internacionalização e na promoção de ações afirmativas de democratização do acesso e de equidade da permanência de estudantes trabalhadores e trabalhadoras que integram a nossa universidade. Esse conjunto de indicadores qualitativos e quantitativos fortalece a qualidade de nossos cursos e o nosso compromisso com valores educacionais e sociais democráticos, que fundamentam o crescimento dessa universidade que tanto nos orgulha de ser pública, inclusiva, e com qualidade e excelência reconhecidas em âmbito nacional”.