Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar cria a Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos

Unespar cria a Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos

Geral, ensino

por Helio Sauthier publicado: 24/02/2022 09h57 última modificação: 05/07/2022 08h31

Após a aprovação do Conselho Universitário (COU), a Reitoria da Unespar cria a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH). A PROPEDH tem por finalidade coordenar as políticas institucionais relativas ao atendimento estudantil e à educação em direitos humanos, a partir das garantias individuais, do respeito à diversidade, à pluralidade e à equidade para o exercício da cidadania e o desenvolvimento humano.

A nova Pró-Reitoria é composta pela Diretoria de Assuntos Estudantis, com o apoio da Divisão de Assuntos Estudantis, e pela Diretoria de Direitos Humanos que terá o apoio da Divisão de Direitos Humanos. As duas Diretorias e suas respectivas Divisões trabalharão de forma articulada, de modo que possam cumprir suas atribuições previstas no Regimento Geral da Unespar. A Diretoria de Assuntos Estudantis é responsável pelo planejamento, coordenação, integração, avaliação e aperfeiçoamento dos assuntos de interesse estudantil, para o desenvolvimento de políticas conjuntas, que contemplem as demandas oriundas da diversidade de estudantes que fazem parte da Universidade. A Diretoria de Direitos Humanos, por sua vez, é responsável pelo planejamento, coordenação, integração, avaliação e desenvolvimento das políticas institucionais de educação em Direitos Humanos.

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos terá à frente da pasta a Professora Dra. Andréa Lúcia Sério Bertoldi, docente do campus de Curitiba II/FAP há 25 anos, com estudo e pesquisa na área de inclusão de grupos vulneráveis nos campos da Arte e da Educação, e atuação no ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional.   Coordenou a criação do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e seus Núcleos de Educação Especial Inclusiva (NESPI), Educação para Relações Étnico-raciais (NERA) e Educação para Relações de Gênero (NERG), articulando inciativas existentes nos sete campi universitários. Coordenou o CEDH Unespar de 2016 a 2020; atuou no desenvolvimento e implantação das políticas de cotas e na consolidação de políticas de inclusão de grupos vulneráveis na Unespar; ampliou a articulação do trabalho do CEDH com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e as Divisões de Assuntos Estudantis (DIVAS), fortalecendo a crescente atuação colaborativa desses setores estratégicos com as demais Pró-Reitorias institucionais.

Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, "a criação da PROPEDH é uma resposta às demandas e lutas históricas do movimento estudantil pelo fortalecimento institucional para o desenvolvimento de estratégias que promovam avanços na solução dos desafios para a equidade de grupos vulneráveis frentes às desigualdades sociais do país. Trata-se, portanto, de uma conquista importantíssima desta Universidade, dada a relevância de ações voltadas aos direitos de acesso e permanência de estudantes no Ensino Superior público”.