Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar dá posse a docentes e agentes universitários nos 7 campi

Unespar dá posse a docentes e agentes universitários nos 7 campi

por publicado: 27/03/2024 20h49 última modificação: 27/03/2024 21h03

Entre os dias 21 e 27 de março, ocorreram as cerimônias de posse de 63 servidores, docentes e agentes universitários(as), dos 7 campi da Unespar, nomeados por meio dos Decretos números 5047/2024 e 5048/2024, respectivamente, publicados no DIOE-PR 11611/2024.

Este tem sido um momento muito especial para a Unespar, quando se traz à memória a história da instituição, a partir do seu credenciamento. A Unespar foi constituída a partir de faculdades isoladas com história de décadas e até centenária.

No entanto, para atender às necessidades do ensino, da pesquisa, da extensão, da cultura e da gestão, havia uma grande defasagem de pessoas para atuar em cada uma dessas instâncias.

Com a autorização das vagas para a Unespar pela Portaria 55/2022-SETI, teve início a realização de Concursos para Docentes e Agentes Universitários, possibilitando uma recuperação histórica de servidores para a universidade, cujo funcionamento contava, em 2021, com 115 agentes universitários(as) e 591 professores(as) efetivos(as).

O quadro era desfavorável ao funcionamento da Unespar, considerando o corpo discente e sua característica multicampi. Foi preciso estabelecer critérios para distribuição de vagas, tanto de agentes quanto de docentes, a fim de proporcionar condições favoráveis de trabalho para os campi e cursos que apresentavam um percentual muito inferior ao desejado para o desenvolvimento de suas atividades.

Neste sentido, a Unespar foi a primeira instituição estadual a realizar Concurso público, bem como a ter as nomeações dos servidores aprovados, de modo que, do primeiro concurso, foram nomeados 98 servidores, docentes e agentes universitários(as). Neste mês de março foram empossados mais 63 servidores, além da nomeação, em 2022, de mais de 30 Agentes Universitários aprovados em Concurso Público realizado ainda em 2017. Estão em curso outras nomeações, assim como a realização de novo concurso público para provimento de 86 vagas para a Carreira do Magistério no Ensino Superior.

A Reitora da Unespar, Professora Salete Machado Sirino, que participou das cerimônias de posse nos campi, destaca “a efetividade das ações em curso para que a Unespar possa alçar voos cada vez mais altos, como a inserção da Unespar no Ranking das melhores Universidades do país. Para tanto, é preciso garantir a presença de profissionais compromissados com o ensino, a pesquisa e a extensão, assim como aqueles que se dedicam à gestão institucional. Desta maneira, tem-se como objetivo o fortalecimento dos cursos em cooperação com as estratégias de ingresso e permanência de estudantes, o desenvolvimento de atividades que reforcem o compromisso da instituição com a formação de profissionais com excelente desempenho em sua área de formação e, sobretudo, com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, finaliza a reitora.

Damos às boas-vindas às novas e aos novos servidores que passam a integrar o corpo efetivo de Agentes e Docentes da Universidade Estadual do Paraná.