Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar e demais entidades parceiras realizam mutirão de limpeza das Praias do Paraná

por Marina Santos Daum publicado: 15/09/2021 13h07 última modificação: 05/07/2022 08h30

No terceiro fim de semana do mês de setembro, celebramos o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup). Para marcar a data, no sábado (18) haverá mutirões para a limpeza das praias em Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba, entre as 8h30 e 11h30, seguindo os protocolos de saúde e segurança, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além dessa atividade prática, também acontecem diversas palestras e rodas de conversa online, até essa quinta-feira (16).

RODAS DE CONVERSA E PALESTRAS CLIQUE AQUI

A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, com o Sesc PR, Fecomércio PR, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG); Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, Laboratório de Ecologia e Conservação (CEM – UFPR), Laboratório de Paleoceanografia e Paleoclimatologia (CEM – UFPR), ONG Parceiros do Mar; Associação MarBrasil; Programa Rebimar; Instituto Guaju, AMCORESPP, AMAGEM, SEMMAs e Prefeituras de Matinhos, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná; Paraná Turismo, Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá.

As ações em prol do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para esta década (2021 a 2030), da Organização das Nações Unidas (ONU) e são um apelo global voltado ao objetivo 14, que versa sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Para participar da limpeza das praias, é necessário se inscrever no link disponível abaixo:

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

Para conferir as demais palestras que já aconteceram durante o evento, confira a lista abaixo:

De onde vem e para onde vai o lixo da praia?

Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença: O Chamado de Greta Thunberg para salvar o Planeta

O litoral não é só para tirar férias

Turismo e (in)sustentabilidade

Oceano limpo: Desafio para a Década do Oceano UNESCO