Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar e Prefeitura de Pontal do Paraná assinam termo de cooperação para o desenvolvimento da tecnologia de extração e processamento do couro de peixe

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 07/04/2022 09h49 última modificação: 05/07/2022 08h31

Nesta quarta (6/4), foi realizada a assinatura do termo de cooperação celebrado entre a Prefeitura de Pontal do Paraná e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para o desenvolvimento da tecnologia de extração e processamento do couro de peixe, para uso industrial e comercial.  O programa Couro de Peixe é um Programa de Extensão realizado pelo campus de Paranaguá da Unespar.

O termo foi assinado na cidade de Pontal do Paraná, com a participação da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, do diretor do campus de Paranaguá, Moacir Dalla Palma, do chefe da Divisão de Extensão do campus, Fernando Yudi Sakaguti, do prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, da presidente da Provopar de Pontal do Paraná, Simone Rocha, da presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras da Pesca (ASMEP), Joseslaine Santos.

A reitora da Unespar destacou “a importância deste programa de Extensão, coordenado pela Professora Katia Kalkos, capaz de produzir tecnologia e empregos para populações carentes, com novas oportunidades de trabalho e renda”.  O Prefeito Gimenes Filho agradeceu o esforço da Unespar pela apoio às atividades da Provopar e da ASMEP. A Prefeitura de Pontal do Paraná também recebeu convites da Universidade Federal do Paraná de modo a aperfeiçoar a tecnologia e participar do projeto iniciado pela Unespar.

O diretor do campus de Paranaguá ressaltou que o Programa Couro de Peixe vem sendo desenvolvido pela Professora Kátia Kalkos desde 2008. Já foi destaque internacional, pois o artesanato foi exportado para a Alemanha. Além disso, o Programa foi exposto e representou a Unespar no Show Rural na cidade Cascavel. Dessa forma, a assinatura do termo de cooperação vem garantir a continuidade deste Programa que é extremamente importante para a geração de emprego e renda no litoral paranaense.