Geral
Unespar é selecionada para mapeamento de saúde mental em universidades brasileiras
Geral, pesquisa
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi selecionada para participar do Estudo Nacional de Saúde Mental nas Universidades (Enasam-U). A pesquisa busca compreender os efeitos e os desafios de saúde mental, enfrentados nas instituições públicas de ensino superior para direcionar esforços na construção de um ambiente mais acolhedor, inclusivo e produtivo. A iniciativa é inédita no Brasil e abrange estudantes e servidores de 50 universidades públicas de todo o país, com idades entre 18 e 75 anos, e tem como lema ‘Por uma comunidade acadêmica saudável’.
Para que o estudo aconteça, pesquisadores coletarão informações detalhadas em dois momentos: primeiro com o envio, pelo e-mail institucional, de um questionário on-line para estudantes e servidores selecionados por sorteio aleatório; em seguida entrevistas de diagnóstico por telessaúde para avaliação da saúde mental.
O estudo segue todos os critérios éticos, assegura a privacidade e a confidencialidade dos participantes, e foi registrado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unespar, sob o registro nº 84851024.9.3015.9247. A aplicação terá início no dia 15 de setembro, com envio do convite para participação pelo email de cada servidor(a) ou estudante.
A investigação tem na coordenação nacional o pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Flávio Kapczinski, que enfatiza a importância de compreender a realidade da saúde mental nas universidades. “Conhecer esse cenário nos permitirá ter um panorama representativo da realidade brasileira, o que certamente apoiará no redirecionamento de políticas públicas no campo da Saúde Mental, em âmbito regional e nacional”, explica ele.
A pesquisa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é coordenada por pesquisadores da UFRGS e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na região sul, foram sorteadas mais nove universidades públicas, além da Unespar, dentre elas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Sobre a Rede Nacional de Saúde Mental (Renasam)
Para viabilizar o rastreamento em todo território brasileiro, foi criada, em 2024, a Rede Nacional de Saúde Mental (Renasam), órgão que desenvolve, articula, multiplica e dissemina conhecimento científico e tecnológico sobre o assunto. Atualmente 50 pesquisidores de todas as macrorregiões do Brasil, compõe a rede.
Além da avaliação da Saúde Mental nas Universidades, nos próximos dois anos haverá um estudo para avaliar a frequência de diagnósticos de saúde mental em todo o território nacional, o Enasam. Serão realizadas 8 mil entrevistas de triagem presencial conduzidas em domicílios selecionados aleatoriamente. Em seguida, será realizada uma entrevista on-line síncrona conduzida em uma sub-amostra aleatória de indivíduos que responderam à triagem.
Saiba mais em www.renasam.com e Instagram: @rederenasam