Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar e Seti realizam inauguração do Anexo da Sede Cabral do Campus de Curitiba II - FAP

Geral

Unespar e Seti realizam inauguração do Anexo da Sede Cabral do Campus de Curitiba II - FAP

Geral

por Helio Sauthier publicado: 16/06/2021 17h10 última modificação: 05/07/2022 08h30

Na manhã do dia 16 de junho, ocorreu a inauguração do Anexo da Sede Cabral do campus de Curitiba II – FAP – da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Participaram da solenidade o superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, a diretora do campus de Curitiba II – FAP, Noemi Nascimento Ansay, o assessor do gabinete da Seti, José Maia, bem como um pequeno grupo de servidores do campus.

O prédio, localizado ao lado da Sede Cabral do campus de Curitiba II, foi cedido à Unespar por meio da Lei nº 20.104, de 19 de dezembro de 2019.  Neste espaço, funcionarão as atividades do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Artes, as atividades do projeto de extensão Universidade Aberta para pessoas idosas, bem como alguns setores administrativos.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, destacou que o espaço implementará algumas das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo campus de Curitiba II – FAP, que atualmente oferta 8 cursos de graduação, dois cursos de especialização e dois cursos de mestrado, contando com mais de 1300 alunos. “O espaço representa uma importante conquista para este campus da Unespar que possui uma trajetória de mais de 100 anos na formação de artistas, professores de artes e musicoterapeutas, desde a sua origem, como Conservatório de Música do Paraná, fundado em 1916, pelo Maestro Leo Kessler”, evidenciou a diretora do campus, Noemi Ansay.  

O superintendente Aldo Bona ressaltou que a Seti tem dado todo o apoio para viabilizar a otimização dos espaços da Unespar, a mais jovem das universidades estaduais, e destacou ainda o importante trabalho dos agentes e colaboradores que prestam serviços no sentido de adequar os espaços físicos para a realização as atividades universitárias.  

A Universidade Aberta para pessoas idosas (UAPI) tem como objetivo inserir a pessoa idosa no ambiente universitário ampliando a ação educativa da Unespar, por meio de educação continuada para pessoas idosas, promovendo relação intergeracional. “Dessa forma, é muito importante o espaço destinado a UAPI com ações interativas, educativas e qualificadas, que privilegiem o sujeito no seu processo de envelhecer com dignidade, contribuindo para a melhoria dos níveis de saúde físico-mental e social das pessoas idosas residentes em Curitiba e região”, evidenciou Gislaine Vagetti, uma das coordenadoras do projeto. A UAPI  atenderá pessoas de qualquer nível econômico e educacional, com idade igual ou superior a 60 anos.`

Para a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Artes, Solange Straube Stecz, “a conquista do novo espaço é fundamental para ampliar as atividades do Programa que envolve quatro linguagens e que tem por objetivo fomentar as pesquisas em artes. Propiciará tanto um espaço para as aulas, quanto para um laboratório adequado para atender as demandas dos estudantes. A sede para o mestrado, criado em 2019, também é importante para a avaliação do Programa junto à CAPES, demostrando o investimento da Universidade na pós-graduação e na pesquisa”, conclui a coordenadora