Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar e Unicentro promovem I Congresso Internacional de Educação e Infância

Unespar e Unicentro promovem I Congresso Internacional de Educação e Infância

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 19/10/2021 10h39 última modificação: 05/07/2022 08h30

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (Gepe), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí, e o Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI), da Unicentro, promoveram o I Congresso Internacional de Educação e Infância, entre os dias 11 e 14 de outubro, com o objetivo de discutir o tema “Infâncias Plurais”.

O evento contou com a marca de 745 inscritos, 118 trabalhos submetidos dos quais 106 foram aprovados para publicação em Anais e comunicação, dentro dos oito grupos de trabalho foram abordados os temas: 1. Educação, Infâncias e Tecnologia; 2. Educação, Saúde e Infâncias; 3. Educação Especial e Infâncias; 4. Formação de Professores para as Infâncias; 5. Prática Pedagógica, Linguagens e Infâncias; 6. Infâncias, Crianças e Diversidade Sociocultural; 7. Educação e Desenvolvimento Profissional do Professor; e, 8. Educação, Infâncias e Literatura Infantil.

Ao todo, foram 88 pesquisas apresentadas nos Grupos de Trabalho (GTs), distribuídas em 16 sessões, uma adesão de 83% dos trabalhos aprovados, com pesquisadores de Portugal, Uruguai e de diversas universidades do território nacional. As pesquisas podem ser acessadas pelo Anais Infâncias Plurais: I CIEI, em e-book, disponível com acesso gratuito no site Arco Editores.

TRABALHO CLIQUE AQUI

As coordenadoras do evento e professora da Unespar, Nájela Tavares Ujiie, e a professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Pato Branco, Franciele Clara Peloso, destacam que o evento foi produtivo, com adesão que superou as expectativas, revelando prospecção positiva para realização de nova edição daqui dois anos. As professoras registram o desejo de que os produtos desencadeados do I CIEI, sejam acessados e disseminados amplamente na comunidade científica de todas as IES que tomaram parte na realização. Aos/Às interessados(as), as conferências podem ser acessadas no Canal do YouTube Troika Centro Acadêmico de Pedagogia.

CONFERÊNCIAS

Os grupos de pesquisa

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI/UNICENTRO), ambos com dinâmica interinstitucional, têm uma trajetória de mais de uma década com ações voltadas ao ensino, a pesquisa e a extensão considerando os estudos da infância, a prática pedagógica e a formação permanente de professores: inicial e continuada.